Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FOCO NA SUSTENTABILIDADE
Foco na sustentabilidade
WhatsApp

24 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
foco na sustentabilidade

Dar oportunidade a jovens de baixa renda de ingressarem no promissor mercado de trabalho das energias renováveis é o objetivo do Curso de Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável, projeto do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (Ider), realizado em parceria com Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET/CE), Wobben e USAID (United States Agency for International Development - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). A última turma, formada por vinte jovens de 17 a 21 anos, comemorou a formatura nesta segunda-feira.

Lançado em 2002, o projeto já capacitou 225 alunos de baixa renda em Fortaleza e Natal. Hoje, 59% deles estão no mercado de trabalho e vários (16%) prosseguiram os estudos no nível superior. Há, ainda, um grupo que montou o próprio negócio: uma fábrica de biscoitos que utiliza um forno solar, sem o uso de gás.

"Com a implantação de vários parques eólicos, usinas de biodiesel, centrais de energia solar e outras iniciativas, surgem vagas nesse promissor mercado de trabalho. O que nós fazemos é dar uma chance para quem mais precisa", explica o coordenador do projeto, Luis Massilon.

Certificado pelo CEFET, o Curso tem uma carga horária de 634 horas-aula, que inclui disciplinas de eletricidade básica, energias renováveis, meio ambiente e preparação para o mercado de trabalho.

Trajetória acadêmica

Com o projeto ´Dificuldades de aprendizagem de conceitos de Física em alunos de EJA´, a universitária Kete Martins Rufino foi uma das vencedoras do Mundo Unifor, encontro universitário de incentivo à pesquisa. A trajetória acadêmica de Kete começou no Ider, em 2005, como aluna do Curso de Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável.

Criado para inserir jovens de baixa renda no inovador mercado de trabalho das energias renováveis, o projeto teve um sucesso inesperado como trampolim para o ensino superior. Dos 225 jovens já capacitados desde 2002, 36 deles decidiram continuar estudando.

Estudante de Licenciatura em Física no CEFET e de Sistemas de Informação na FA7, Kete garante que sempre utilizará os conhecimentos adquiridos no Ider. ´Valorizar o meio ambiente, ver onde podemos utilizar energias renováveis e cuidar do lixo são necessidades para todo tipo de trabalho´, explica a universitária.

O Ider é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) apoiada no conceito de desenvolvimento sustentável e preocupada com o meio ambiente, a cultura local e o fortalecimento da participação popular no processo de tomada de decisão.

Projetos

Os projetos do Ider têm como objetivo promover, direta ou indiretamente, o uso das energias renováveis, proporcionando o desenvolvimento sustentável. Em cada iniciativa, o uso de tecnologias apropriadas é avaliado de acordo com a realidade local, conforme a potencialidade de contribuir para resultados efetivos em termos ambientais, tecnológicos e socioeconômicos.

Entre eles estão: agricultura orgânica; biocombustíveis; biodigestores; cisternas; curso de energias renováveis e Desenvolvimento Sustentável; energia renovável na sala de aula; fogões ecológicos; e também o secador solar.

Unir melhorias diretas para população rural carente, promover a preservação florestal e contribuir para evitar o aquecimento global são os principais benefícios do projeto de disseminação de fogões ecológicos.

No Nordeste, é estimado em seis mil toneladas o consumo diário de lenha. Com a adoção deste fogões, a estimativa é de reduzir até 40%.

Ao mesmo tempo, uma queima mais eficiente da lenha elimina o sério problema da poluição intra-domiciliar, causadora de doenças como bronquite e infecções pulmonares.

Uma equipe multidisciplinar - formada por técnicos das áreas de Engenharia, meio ambiente, saúde e ciências sociais - faz um diagnóstico das comunidades onde a degradação ambiental e os problemas de saúde são mais graves. Os moradores são apresentados ao projeto e ajudam na seleção das famílias a serem beneficiadas.

Trabalhadores do local são convidados para etapas da construção, gerando emprego e renda. As atividades de sensibilização continuam com cartilhas, reuniões comunitárias e acompanhamento do uso dos novos fogões. Também é feita a mensuração dos impactos dos indicadores de saúde.

Após a implantação, é iniciada uma série de atividades participativas de preservação ambiental, podendo envolver o plantio de mudas, limpeza de determinadas áreas e adoção de hábitos ecologicamente mais indicados. Os impactos alcançados são verificados nos meses posteriores. Já foram implantadas 100 unidades-piloto, nos municípios de Itapipoca, Pentecostes e Trairi.

FIQUE POR DENTRO

Energias renováveis beneficiam comunidades

Em 11 anos, o Ider já realizou várias ações. O destaque está nos projetos de eletrificação de comunidades rurais, irrigação, uso produtivo das energias renováveis, treinamento e capacitação, produção de biocombustíveis e inclusão digital.

As iniciativas são viabilizadas por parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor do Brasil e outros países.

A maioria das comunidades já beneficiadas está no interior do Ceará, mas já foram desenvolvidos projetos em outros sete Estados.

O Curso de Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável foi criado para inserir jovens de baixa renda no inovador mercado de trabalho das energias renováveis.

Maristela Crispim

Repórter

ENTREVISTA

ALBERT GRADVOHL*

Mercado da energia renovável como futura cultura empreendedora

Qual a importância desse projeto?

Ele não apenas estuda a demanda potencial do mercado pela energia limpa, renovável, como a futura cultura empreendedora do Brasil, principalmente, por ser originada de jovens. É fundamental essa nova postura acadêmica.

Como o senhor vê o futuro da energia limpa no Brasil?

O Brasil é de mercado oligoipolista. Portanto, a viabilidade econômica desse tipo de produto demanda mudanças políticas urgentes, que possibilitem a inserção das novas fontes de energias renováveis.

Que avaliação faz da conquista da fábrica de biscoitos?

As pequenas iniciativas servem de base potencial para o mercado. Tais pilotos são testes de inovação tecnológica aplicada, integrada à pressão social como mecanismo para decisões políticas.

* Professor de Gestão Econômica Ambiental da Unifor FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico