O 5º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sergipe foi realizado nos dias 18 e 19 de dezembro de 2019, no Centresir, em São Cristóvão/ES. A abertura política contou com a presença dos trabalhadores e trabalhadoras, dos deputados estaduais Zezinho Sobral e Dilson de Agripino, bem como do deputado federal João Daniel, do ex-governador Jackson Barreto, do presidente da CONTAG, Aristides Santos, e do presidente da FETAG-AL, Givaldo Teles.
O presidente da FETASE, Antônio Oliveira, declarou aberto o 5º Congresso saudando todos os trabalhadores e trabalhadoras e desejando ótimos debates e encaminhamentos para os novos rumos para a categoria.
A secretária geral da FETASE, Cleide Matias, ressaltou sobre a importância do trabalho da Secretaria de Mulheres, enfatizando sobre as conquistas das mulheres trabalhadoras rurais na efetiva aplicação das políticas públicas na vida dessas guerreiras do campo, pois, sem as mobilizações realizadas pelos movimentos sociais, a mulher rural não teria seu nome na escritura de sua casa conquistada pelo programa Minha Casa Minha Vida e nem acesso ao Fomento Mulher, por exemplo.
No segundo dia do Congresso, a Chapa Única liderada pelo companheiro Lucivânio Aragão, atual secretário de Formação e Organização Sindical, foi eleita para comandar os trabalhos da FETASE nos próximos quatro anos. A atual secretária geral, Cleide Matias, será a secretária de Mulheres. A chapa foi eleita com 119 votos, dos 150 delegados(as) presentes com direito a voto. Foram 30 votos em branco e 01 nulo.
O presidente eleito, Lucivânio Aragão, adianta quais serão as prioridades da próxima Diretoria. Nós temos um desafio muito forte que é enfrentar essa atual conjuntura. Enquanto presidente eleito, um dos primeiros desafios será manter a unidade da classe trabalhadora para que, unidos, a gente possa fortalecer as lutas e as conquistas para a classe trabalhadora do campo e da cidade.
Gedalva Fonseca Santos, atual secretária de Terceira Idade e delegada do Congresso, que também já foi diretora da CONTAG, não estará na próxima Diretoria da Federação, mas afirmou que não sairá do movimento sindical. Sou vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nossa Senhora do Socorro, já tenho aproximadamente 40 anos de movimento sindical e nunca vou deixar de participar. Vou continuar lutando em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aposentados, não aposentados. Desejo muita unidade para a nova Diretoria da FETASE, disse Gedalva.
De uma forma geral, foi um congresso com uma boa participação dos Sindicatos. Dos 72 filiados, 55 estavam inscritos e 54 compareceram. Uma média muito boa. As discussões também foram ótimas, com a aprovação de um bom Plano de Lutas. Contribuí com a análise de conjuntura e várias autoridades passaram pelo Congresso. Também destaco o avanço na reconstrução da unidade no estado de Sergipe, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi