A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) está realizando neste mês os seminários de Valorização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento é coordenado pela diretoria de Política Agrícola. Os seminários começaram dias 12 e 13, no Sertão, município de Triunfo e prosseguem dias19 e 20 no Agreste, em Garanhuns; e dias27 e 28 na Zona da Mata, em Carpina.
O vice-presidente da CUT-PE, Carlos Veras, acompanha os seminários e defende que além do crédito, concedido pelo Pronaf, o agricultor precisa de capacitação, pesquisa, assistência técnica, infra-estrutura, acesso ao mercado e agregação de valor aos produtos para qualificar seu trabalho. "Essa é uma função do governo municipal, estadual e federal, com a efetiva participação da sociedade civil organizada", disse.
Segundo dados do Banco do Nordeste, só no último Plano Safra, foram realizados pela Fetape cerca de 83 mil contratos, envolvendo R$ 175 milhões. Já o Banco do Brasil informa que efetivou 92.500 contratos, em torno de R$ 200 milhões. Para o Plano Safra 2007/2008 estão previstos 12 bilhões. Por isso, a federação desenvolve campanha de capacitação de suas lideranças sindicais.
A campanha dos Seminários de Valorização do PADRSS é divulgada nos três encontros regionais. Com cordéis, cartazes e CDs, a diretoria de Política Agrícola convoca as entidades que atuam nas comunidades de agricultura familiar para trabalharem os programas em conjunto.
Informações com Carlos Veras/CUT-PE - (81) 9949.2589