Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REGIONAL NORTE
FETAGs da Regional Norte reúnem-se em Brasília
WhatsApp

11 de Março de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
regional norte

Todas as sete Federações de Trabalhadores na Agricultura da Região Norte estão participando da primeira reunião da Regional Norte da CONTAG, nos dias 10 e 11 de março, na sede da CONTAG, em Brasília. “Essa presença significativa das FETAGs, com 4 ou 5 representações de cada uma, demonstra a vontade de participar, de reorganizar o processo na nossa região. Além disso, pautamos temas que estão diretamente ligados à realidade da nossa região”, avaliou o coordenador da Regional Norte, Carlos Augusto Santos Silva.

A programação do primeiro dia contou com a abertura política, feita pelo coordenador da Regional Norte, Carlos Augusto Santos Silva, pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, e pela secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas. Em seguida, foi realizada a análise de conjuntura da situação e dos desafios políticos na Amazônia, informes sobre os Congressos das FETAGs, palestra sobre Reforma Agrária e Questões Fundiárias na Amazônia, e debate sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) na Amazônia.

“O tema da Reforma Agrária é muito forte para nós porque 70% dos assentados no Brasil estão na Região Norte. Portanto, é um tema bastante motivador para nós e promoveu uma série de discussões sobre as ações do Incra, a atuação e os resultados do Programa Terra Legal, entre outros. Uma proposta que apresentei na reunião é solicitar que o Terra Legal informe à CONTAG e às Federações os resultados do trabalho já desenvolvido. É preciso ter transparência”, destaca Carlos Augusto.

No segundo dia, a programação foi iniciada com o debate sobre o Plano Safra para a Amazônia. Ao longo do dia também serão socializados os eixos políticos do planejamento da CONTAG para a gestão 2013-2017, resgates das prioridades definidas na reunião da Regional, realizada em julho de 2013, para fazer o planejamento e estabelecer as estratégias para 2014. Por fim, serão definidos o pontos prioritários da Região para a pauta do 20º Grito da Terra Brasil e será socializada a programação do Encontro Regional Norte, que será realizada pela CONTAG de 12 a 14 de março, também em Brasília.

“Sobre o tema do Plano Safra para a Amazônia, avaliamos que ele está sendo pouco debatido com os movimentos sociais. Então, a Assessoria de Política Agrícola da CONTAG está fazendo hoje uma apresentação para todos da regional. O nosso desafio é fazer com que esse programa reflita a realidade da Amazônia, dos atores, o conjunto das populações com toda a sua diversidade. Ao mesmo tempo, pensar o Plano Safra para além do crédito. É preciso pensar também no âmbito da infraestrutura, da logística, da assistência técnica, das políticas públicas para a comercialização, agroindústria, entre outros que precisam estar articulados com o crédito”, explicou o coordenador da regional.

Para o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, esse ano será de muitos desafios para Regional Norte. “Sabemos que 2014 será um ano intenso, é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI), da Copa do Mundo no Brasil, e das eleições. Mas, nem por isso, a Regional Norte vai deixar de pautar as questões ambientais, de reforma agrária, do Plano Safra para a Região Amazônica, e também estamos discutindo como vamos incidir, de forma articulada, nas políticas públicas já existentes, como exemplo, no PNHR”, destacou o dirigente.

Willian disse, ainda, que o objetivo do planejamento da Regional Norte é que ele ajude a atender as demandas que a CONTAG construiu no seu planejamento para 2014 e para todo o mandato. “Outro tema que discutimos com todas as Federações é a realização do Festival Regional da Juventude Rural, no sentido de fazer deste um espaço de formação política, de luta, de proposição para que, a cada dia mais, a juventude sinta-se parte deste movimento, sinta-se representada e empolgada. Esta proposta será detalhada nos próximos dias”, informou.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico