Todas as sete Federações de Trabalhadores na Agricultura da Região Norte estão participando da primeira reunião da Regional Norte da CONTAG, nos dias 10 e 11 de março, na sede da CONTAG, em Brasília. “Essa presença significativa das FETAGs, com 4 ou 5 representações de cada uma, demonstra a vontade de participar, de reorganizar o processo na nossa região. Além disso, pautamos temas que estão diretamente ligados à realidade da nossa região”, avaliou o coordenador da Regional Norte, Carlos Augusto Santos Silva.
A programação do primeiro dia contou com a abertura política, feita pelo coordenador da Regional Norte, Carlos Augusto Santos Silva, pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, e pela secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas. Em seguida, foi realizada a análise de conjuntura da situação e dos desafios políticos na Amazônia, informes sobre os Congressos das FETAGs, palestra sobre Reforma Agrária e Questões Fundiárias na Amazônia, e debate sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) na Amazônia.
“O tema da Reforma Agrária é muito forte para nós porque 70% dos assentados no Brasil estão na Região Norte. Portanto, é um tema bastante motivador para nós e promoveu uma série de discussões sobre as ações do Incra, a atuação e os resultados do Programa Terra Legal, entre outros. Uma proposta que apresentei na reunião é solicitar que o Terra Legal informe à CONTAG e às Federações os resultados do trabalho já desenvolvido. É preciso ter transparência”, destaca Carlos Augusto.
No segundo dia, a programação foi iniciada com o debate sobre o Plano Safra para a Amazônia. Ao longo do dia também serão socializados os eixos políticos do planejamento da CONTAG para a gestão 2013-2017, resgates das prioridades definidas na reunião da Regional, realizada em julho de 2013, para fazer o planejamento e estabelecer as estratégias para 2014. Por fim, serão definidos o pontos prioritários da Região para a pauta do 20º Grito da Terra Brasil e será socializada a programação do Encontro Regional Norte, que será realizada pela CONTAG de 12 a 14 de março, também em Brasília.
“Sobre o tema do Plano Safra para a Amazônia, avaliamos que ele está sendo pouco debatido com os movimentos sociais. Então, a Assessoria de Política Agrícola da CONTAG está fazendo hoje uma apresentação para todos da regional. O nosso desafio é fazer com que esse programa reflita a realidade da Amazônia, dos atores, o conjunto das populações com toda a sua diversidade. Ao mesmo tempo, pensar o Plano Safra para além do crédito. É preciso pensar também no âmbito da infraestrutura, da logística, da assistência técnica, das políticas públicas para a comercialização, agroindústria, entre outros que precisam estar articulados com o crédito”, explicou o coordenador da regional.
Para o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, esse ano será de muitos desafios para Regional Norte. “Sabemos que 2014 será um ano intenso, é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI), da Copa do Mundo no Brasil, e das eleições. Mas, nem por isso, a Regional Norte vai deixar de pautar as questões ambientais, de reforma agrária, do Plano Safra para a Região Amazônica, e também estamos discutindo como vamos incidir, de forma articulada, nas políticas públicas já existentes, como exemplo, no PNHR”, destacou o dirigente.
Willian disse, ainda, que o objetivo do planejamento da Regional Norte é que ele ajude a atender as demandas que a CONTAG construiu no seu planejamento para 2014 e para todo o mandato. “Outro tema que discutimos com todas as Federações é a realização do Festival Regional da Juventude Rural, no sentido de fazer deste um espaço de formação política, de luta, de proposição para que, a cada dia mais, a juventude sinta-se parte deste movimento, sinta-se representada e empolgada. Esta proposta será detalhada nos próximos dias”, informou.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi