As Federações Estaduais dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) da Região Norte mobilizaram centenas de lideranças sindicais para participar da 16ª edição do Grito da Terra Brasil. Essas delegações percorreram grandes distâncias de barco e de ônibus para chegar em Brasília no dia 12.
A Fetagro reuniu cerca de 60 trabalhadores e trabalhadoras rurais de Rondônia, com forte presença de mulheres e jovens. “Preparamo-nos para esse grande evento do movimento sindical do campo tornando a pauta acessível a todos os sindicatos e participando das reuniões e discussões”, disse o presidente Fábio Menezes. O dirigente explicou que nesse ano não será realizado o Grito da Terra no estado em função do calendário eleitoral.
Já em Roraima, o Grito da Terra Estadual será organizado pela Fetag em agosto. A principal reivindicação será a aceleração da reforma agrária. As lideranças sindicais do estado também participaram do GTB em Brasília. “Devido às grandes distâncias, a nossa delegação foi pequena, mas contribuímos financeiramente para bancar o deslocamento dos companheiros de estados mais próximos”, afirmou Luiz Carlos Lima, presidente da entidade.
O GTB contou, ainda, com a participação de aproximadamente 50 trabalhadores e trabalhadoras do campo do Pará. “Vamos nos inspirar nessa manifestação nacional para organizar o nosso Grito da Terra Estadual”, explicou Carlos Augusto Santos, presidente da Fetagri/PA. FONTE: Gil Maranhão, Agência Contag de Notícias