A Fetagro está dando continuidade ao trabalho de promover ações de equilíbrio ambiental. Por meio de um edital do Ministério do Meio Ambiente, a Federação apresentou projeto que visa a integração dos componentes pecuários, agrícolas e florestais de vital importância para o desenvolvimento sustentável na agricultura familiar.
O projeto "Agricultura Familiar Promovendo o Equilíbrio Ambiental em Rondônia" baseia-se no Sistema Silvipastoril. Trata-se da combinação de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo, manejada de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade. Tais sistemas despontam como alternativa promissora, por serem mais diversificados e potencialmente mais produtivos e sustentáveis que o sistema pecuário tradicional.
O projeto silvipastoril está sendo implantado em 52,8 hectares, envolvendo 22 propriedades em 9 municípios do estado. Estas áreas são denominadas "piloto". A iniciativa prevê realização de três seminários, seis oficinas de capacitação, monitoramento com assistências técnica (agrônoma e agrícola) e práticas de manejo de pastagens.
A previsão mínima da Fetagro é de fazer 25 visitas em todas as propriedades, visando o acompanhamento dos produtores beneficiados no projeto. Para a disseminação dos trabalhos, serão desenvolvidos materiais de divulgação (folder, banner, cartilha, fotos e vídeo), além de materiais periódicos em jornais, revistas e internet. Além disso, a idéia é mobilizar os 28 STTRs filiados a adotar projetos de defesa do meio ambiente.
Informações: (69)3421-5985André de Almeida SilvaAssessoria Ambiental - Fetagro