Com a presença de mais de 400 participantes a Federação dos Trabalhadores do Estado do Mato Grosso (Fetagri-MT) iniciou ontem (21), seu 8º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A cerimônia aconteceu no salão Araçuã do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá MT. Além da presença da executiva da Fetagri-MT e do presidente da Contag, Alberto Broch, o evento também foi prestigiado por políticos estaduais e federais, representantes do governo estadual, centrais sindicais e convidados.
O presidente da Fetagri-MT, Adão Silva não fez discurso e sim agradecimentos, como ele mesmo disse. “Estou muito feliz por esse dia, há quatro anos, no último congresso não tínhamos a metade do número de participantes de hoje”, afirmou e declarou aberto o congresso. Segundo o presidente isso mostra o crescimento e o amadurecimento do movimento sindical no estado. Em seu discurso, a secretária de Mulheres da Fetagri-MT, Roseli Hermann reforçou a difícil luta das mulheres trabalhadoras rurais por igualdade de direitos. “O meio rural ainda é muito machista, e a mulher, às vezes, é condenada a invisibilidade, mas com muito trabalho essa situação está mudando”, considerou.
Depois de informar números que reafirmam o papel da agricultura familiar como um importante setor para o desenvolvimento da economia do Mato Grosso, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Gilson Francisco da Silva falou da importância do projeto do governo federal 'Luz para Todos', que levou luz elétrica a mais de 128 mil famílias que vivem no campo e defendeu a importância e os interesses da agricultura familiar.
Finalizando a abertura o presidente da Contag, Alberto Broch, parabenizou a Fetagri-MT pela organização do evento e pelo consenso de todos nas eleições com a representação de uma chapa única. “Parabéns, pois acima de interesses pessoais prevaleceu o compromisso com os trabalhadores rurais”, afirmou. O presidente ainda reforçou o compromisso da Contag com as eleições majoritárias desse ano, segundo ele é preciso eleger pessoas compromissadas com o movimento sindical tanto nos estados como na esfera federal.
Hoje (22), os trabalhos nas comissões temáticas iniciaram-se às 8h30.
FONTE: Suzana Campos - Agência Contag de Notícias