O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag/PB), Liberalino Ferreira de Lucena, participou na manhã desta terça-feira (13) de reunião no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cruz do Espírito Santo. O encontro terá a presença do secretário de Agricultura e Pesca, Carlos Dunga, e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa).
Na ocasião, os produtores rurais e presidentes de associações da região de Cruz do Espírito Santos relataram as dificuldades que passam e cobraram soluções. Uma das principais reivindicações é a continuidade das obras de dragagem do Rio Una e Jagraú, paralisadas desde dezembro de 2006.
"Há dois anos esperamos que o governo do estado resolva pelo menos uma parte desses problemas. Em janeiro de 2007, nos reunimos com o então secretário de Agricultura, Francisco de Assis Quintans, que garantiu que a draga retornaria ao local para concluir o trabalho já iniciado", explicou o presidente do STTR de Cruz do Espírito Santo, José Gouveia.
De acordo com José Gouveia, o governo estadual interrompeu as obras, levando a draga que fazia o serviço sem nenhuma justificativa ou aviso prévio, prejudicando centenas de famílias que sobrevivem da Agricultura Familiar na região. "Muita gente se animou com o início da dragagem e investiu o pouco que tinha, até se desfazendo de algum bem para plantar".A conclusão da dragagem dos 4 Km restantes do rio beneficiará cerca de 300 famílias dos assentamentos Sítio Jaques, Campo de Sementes e Mudas, Engenho São Paulo e Jagraú. Os trabalhadores e trabalhadoras reivindicam ainda a distribuição de sementes selecionadas para o plantio; e a construção da ponte do Rio Una para o escoamento da produção. Também querem a ampliação do projeto de eletrificação rural através do Luz para Todos e a inserção no Programa Tarifa Verde.
Carrasco - Nesta quarta-feira (14), Liberalino visita o assentamento Carrasco, localizado no município de Esperança, onde também será homenageado em um almoço.
Nesta segunda-feira (12), o presidente participou das comemorações dos 46 anos do STTR de Campina Grande, quando falou sobre a importância dos homens e mulheres do campo se organizarem e se sentirem responsáveis pela entidade que os representa. A cerimônia foi presidida pela secretária de Idosos da Fetag/PB, Maria Adelino da Silva. Estiveram presentes no evento cerca de 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais. FONTE: Fetag/PB