O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, criticou a demora para que o projeto de criação do Fundo Estadual do Leite (Fundoleite) saia do papel. A manifestação do dirigente, que também preside o Conselho Estadual do Leite (Conseleite) ocorreu ontem (28) durante audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, a qual irá apresentar minuta do projeto de lei à governadora do RS, Yeda Crusius.
Segundo Weber, já se passaram mais de três anos e no decorrer desse tempo, Goiás esteve no estado para conhecer o projeto gaúcho e implantou lá a proposta. "Eles não perderam tempo, implantaram e tiveram os primeiros resultados positivos com o aumento de consumo, enquanto que nós ainda estamos parados", observou.
Ele enfatizou que o governo deve fazer a sua parte e não entravar o processo, contribuindo para que o Fundoleite seja implementado colocando a sua parte como fundo financeiro, ao lado de produtores e indústria para que seja viabilizado. "Além da propaganda para estimular o consumo, que se criem programas, como por exemplo, a distribuição de leite para comunidades carentes, na merenda escolar, bem como na divulgação da qualidade do produto e do que o leite representa para a economia do Estado". Fonte: Fetag-RS