Nesta terça-feira (2), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí - FETAG-PI encaminhou um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR com o objetivo de solicitar, em caráter de urgência, a definição do zoneamento agrícola das culturas de caju, mandioca, arroz, feijão, milho e cana de açúcar.
Segundo o secretário de Política Agrícola da FETAG-PI, Paulo Manoel de Carvalho, essa medida é importante, em função da proximidade do calendário agrícola no estado, bem como as distorções presentes nos municípios que são considerados grandes produtores. Como por exemplo, Picos que não é zoneado para a cultura do caju, mandioca no município de Marcolândia, feijão na região de São Miguel do Tapuio e arroz em Buriti dos Lopes, entre outros.
“É importante ressaltar que desde 2002 foi demandada a definição do zoneamento agrícola no estado e, essa indefinição tem gerado prejuízos aos agricultores/as, em especial, ao acesso as politicas de crédito e seguro”, disse.
Por conta da importância dessa problemática, esse tema foi pautado no Seminário de Politica Agrícola, realizado no último mês de agosto, com 230 inscritos, de todas as regiões do estado, além da participação dos bancos e Secretaria de Desenvolvimento Rural. “E um dos encaminhamentos feitos durante o seminário, foi a solicitação da definição do zoneamento agrícola para o estado do Piauí”, finalizou.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues