Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
FETAG-PI realizou solenidade de TRANSformatura da VI Turma Estadual da ENFOC
WhatsApp

22 de Fevereiro de 2019


Arquivo FETAG-PI
TEMAS RELACIONADOS:
piauí

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, realizou na noite desta quinta-feira (21/02) no auditório principal do CESIR da Federação em Teresina, capital do Piauí, a TRANSformatura da VI Turma Estadual da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) “Turma Joyce Maia” com 70 educandas e educandos.

A celebração contou com a presença da Diretoria da FETAG-PI representada pela Presidenta, Elisângela Moura, Secretária de Formação, Mazé Ribeiro e Secretário de Finanças, Evandro Luz (padrinho da turma), Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, familiares dos formandos, coordenadores de polos, dirigentes sindicais, convidados como o Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (ex-secretário de formação da FETAG-PI) e os familiares da homenageada, Joyce Maia (in memoriam), representada pelo seu esposo, Manoel de Sousa Filho e sua irmã, Juliana Maia.

“Nosso sentimento é de gratidão pelo reconhecimento, seu trabalho e o legado que ela deixou não só como sindicalista e trabalhadora rural, mais sobretudo uma pessoa amiga, companheira que nunca mediu esforços para ajudar o próximo. Somos imensamente gratos a FETAG-PI, Polos e Sindicatos que fazem este grande trabalho e em nome da família obrigado a todas as pessoas que contribuíram com esta homenagem”, afirmou Manoel de Sousa Filho.

Segundo o padrinho da festa, a Escola de Formação da CONTAG é importante para fortalecer o MSTTR.

“Primeiro dizer para nossas educadoras e aos educadores que este projeto da ENFOC é fundamental para a agricultura familiar, para que nossos agricultores(as) tenham acesso à terra. A Escola é importante para construção do movimento sindical e nos tornarmos fortes e que possamos de fato, através da ENFOC fortalecer nossa luta e a agricultura familiar e melhorar a condição de vida do homem e da melhor do campo. Parabéns aos formandos”, disse Evandro Luz.

Emocionada, a Secretária de Formação comentou sobre a homenageada da turma. “Joyce foi uma mulher que sempre defendeu a Escola, a pedagogia, a política nacional de formação, ela é sobretudo um ‘símbolo’ da formação no Estado do Piauí”, comentou. “Ela sempre foi uma educadora popular que procurava dialogar em todos os espaços com relação a formação, com os militantes ou com quem estivesse chegando no movimento, ou seja, sempre disposta para contribuir neste processo formativo objetivando inserir novas liderança. Então, Joyce é uma referência para Escola e a política nacional de formação, haja vista, que a própria Confederação tem na nossa homenageada uma inspiração em todos os momentos que estamos juntos. Portanto, é uma homenagem justa”, concluiu Mazé Ribeiro.

A Secretária de Mulheres da CONTAG acredita que este foi um momento importante e uma satisfação prestigiar a TRANSformatura da VI Turma da ENFOC Piauí. “Um privilégio participar desta cerimônia e com certeza estas 70 educandas e educandos vão multiplicar e fortalecer o movimento sindical. Trago aqui o abraço de toda Direção da CONTAG que sempre está com o objetivo de fortalecer esta luta e incentiva este processo política sindical, e nós estamos felizes e parabenizamos a FETAG-PI por este momento de conclusão que é um ciclo na vida destas pessoas que agora estarão em suas bases como educadoras e educadores populares fortalecendo o MSTTR”, destacou Mazé Morais.

O recém formado educador popular, Daniel Silva, afirmou que a palavra é gratidão. “Depois de três módulos de muita sabedoria, onde sempre procurávamos ficar focados no bem popular da sociedade, inclusive de nossas bases, e agora sairmos formados e multiplicadores destes conhecimentos, fazendo um papel humano e social que é contribuir com as bases sindicais, então tudo isso se resumi em gratidão a todas as pessoas que nos deram esta oportunidade em participar deste processo de formação da turma ‘Joyce Maia’”, disse Daniel.

Para a Presidenta da Federação, este é um momento de transformação e importante para o MSTTR. “Nós acreditamos que esta foi uma oportunidade de aprendizado dos sujeitos para que possam estar aperfeiçoados nas bases. A FETAG-PI acredita que as novas educadoras e educadores serão multiplicadores destas informações e que nós possamos continuar militantes na luta do movimento sindical. Parabéns a equipe da Federação e a todas as educadoras e educadores populares”, frisou Elisângela Moura.

Além das falas das autoridades e convidados, durante a cerimônia teve entrega de placas para alguns homenageados da Escola e familiares de Joyce Maia, juramento da turma e entrega de certificados. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI - Roana Wrsula e Paes Landim.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico