A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) realizou, nesta quarta-feira (26) no Cesir da própria instituição em Teresina, os coletivos de Mulheres, Terceira Idade e Jovens.
O evento teve a presença de parte da Diretoria da Federação, Coordenadores de Polos e dirigentes sindicais onde discutiram estratégias das ações das referidas secretarias.
Durante o Coletivo da Terceira Idade foi debatido sobre a conferência estadual, dentre outras pautas. “Discutimos a questão de nossa participação no movimento sindical, a primeira Turma Estadual da Enfoc para Terceira Idade que está sendo programada para acontecer o primeiro módulo em setembro deste ano, tratamos sobre a conferência estadual e as conferências municipais e qual será a participação do coletivo nestes momentos políticos que estamos vivendo em busca de políticas públicas, principalmente nas questões das conferências onde vamos tratar da saúde, educação, lazer e todas as políticas para a pessoa idosa, sobretudo como combater a violência contra a pessoa idosa”, disse Anfrísio Moura, secretário da Terceira Idade da FETAG-PI.
Segundo a vice-presidente da Federação, Lucilene Ferreira, no Coletivo de Mulheres foram discutidas políticas públicas para agricultoras familiares. “Estamos nos organizando para trabalharmos a Marcha das Margaridas Nacional que será dias 13 e 14 de agosto em Brasília/DF e o projeto político 2020, porque é importante para nossas trabalhadoras rurais, dirigentes sindicais, debatermos pontos relevantes para defesa de políticas públicas direcionadas as mulheres agricultoras familiares, e neste momento estamos priorizando o Coletivo Estadual de Mulheres para que juntas possamos dialogar e tirarmos estratégias políticas para as mulheres trabalhadoras rurais, até porque sabemos que o feminicídio vem crescendo no Piauí, então são políticas voltadas em defesas das mulheres trabalhadoras rurais”, frisou Lucilene.
Os participantes do Coletivo de Jovens pautaram o Festival da Juventude Rural, como bem destacou o Secretário de Jovens da federação, Assis Aguiar. “O coletivo é importante porque tem representação de todas as regiões do estado onde fazemos nossas estratégias e atividades escutando e fazendo um apanhado do estado, como é que está a situação em cada região do Piauí. Trabalhamos também sobre o Festival da Juventude Rural que será realizado no próximo ano, pautamos sobre o Programa Jovem Saber que é uma demanda que precisamos fazer aqui no Piauí, pois é necessário ser alavancado”, comentou o secretário.
Nesta quinta (27) e sexta-feira (28) acontece o Conselho Deliberativo da entidade no mesmo local dos coletivos. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI Paes Landim.