Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
FETAG-PI realiza Seminário de Meio Ambiente com 150 participantes
WhatsApp

17 de Outubro de 2019


Paes Landim
TEMAS RELACIONADOS:
piauí

“Agricultura Familiar a Favor da Vida e da Sustentabilidade Ambiental”. Este é o tema do Seminário Estadual de Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido que está sendo realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), através da Secretaria de Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido, que iniciou hoje (17) no Centro de Estudos Sindical Rural (CESIR) da própria entidade, em Teresina. O encontro que reune mais de 150 dirigentes sindicais tem como objetivo discutir sobre os modelos de produção sustentável visando uma melhor compreensão das problemáticas ambientais e construir práticas sustentáveis para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Diretoria da FETAG-PI, órgãos do governo e entidades parceiras prestigiaram a abertura do evento. Vice-Governadora do Piauí, Regina Sousa, Herbert Marinho, diretor da juventude da CUT, Tiago Vasconcelos, Superintendente do INCRA, Simão Oliveira, Superintendente das Cadeias Produtivas da SAF, Major Sérgio Melo, representante do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Milanez, da Escola Paulo de Tarso, João Evangelista, da Coordenadoria do Fórum de Convivência com o Semiárido, Patrícia Vasconcelos, Superintendente dos Programas para Agricultura Familiar, Samartins Linhares, Superintendente do Ibama e coordenadores de polos da Federação. “É uma honra recebê-los neste espaço, porque é importante fazermos esta atividade e debatermos a política de meio ambiente e convivência com semiárido com representações dos órgãos do governo. A questão ambiental, queimadas e agrotóxicos, por exemplo, têm sido destaque nos telejornais, por isso é importante termos uma atenção para este seminário. Portanto, agradecemos pela presença e vamos fazer a diferença, porque nós agricultores(as) familiares defendemos o meio ambiente”, frisou Maria Betânia, Secretária de Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido da FETAG-PI.

A Vice-Governadora elogiou a ação da Federação pelo tema e a realização do próprio seminário. “O tema é importante e pertinente para fazermos uma discussão, porque precisamos cuidar muito mais do meio ambiente, debater principalmente as questões do uso dos agrotóxicos que está matando as pessoas, por isso é necessário incentivar para uma produção orgânica. Vamos fazer um trabalho prático, porque o Governo do Estado é parceiro e estamos aqui para contribuir no que for necessário. Parabéns pelo seminário e obrigada pelo convite”, disse Regina Sousa.

Serão dois dias de debates, discussões e encaminhamentos. Hoje, por exemplo, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) coordenou um momento sobre as questões dos impactos da mineração e agronegócio. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMAR) fez uma discussão referente ao licenciamento ambiental para agricultura familiar e Regularização Ambiental (CAR), o IBAMA destacou as Leis e Proteção Ambiental e o Corpo de Bombeiros coordenou outro momento para informar sobre o controle preventivo e combate as queimadas. “O meio ambiente é o espaço eu que vivemos e por isso é necessário esclarecer para vivermos melhor com a natureza. O Corpo de Bombeiros tem polos (Teresina, Picos, Paranaíba e Piripiri) para atender e diminuir as demandas solicitadas”, relatou o Major Sérgio Melo do Corpo de Bombeiros. “Precisamos fazer um trabalho de combate aos incêndios em conjunto com as comunidades, para evitar ou diminuir as queimadas, porque elas sempre vão existir, por isso é necessário abrir este canal de comunicação porque somos um órgão que está a disposição para contribuir com a prevenção do meio ambiente” finalizou.

A Presidente da Federação, Elisângela Moura, agradeceu os parceiros e representantes dos sindicatos e afirmou da necessidade em cuidar do meio ambiente. “Precisamos avançar nesta política para as questões de prevenção ao meio ambiente, por isso é necessário fazermos um encaminhamento para capacitar pessoas nos municípios com intuito de contribuírem no combate as queimadas”, mencionou. “Aproveito para agradecer os parceiros e os sindicatos e acredito que vamos fazer uma boa discussão e trabalhar na preservação do meio ambiente”, concluiu Elisângela.

Nesta sexta-feira (18) a programação segue com o debate sobre agrotóxicos e seus impactos ambientais, na saúde humana, extinção das abelhas, no solo e na água, coordenado pelo professor da UFPI, Darcet Costa. E encerra com as políticas públicas e tecnologias sociais de convivência com semiárido e os encaminhamentos. FONTE: FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico