O Seminário Regional dos Trabalhadores/as da Terceira Idade e Pessoas Idosos/as Rurais, com a temática “A Importância da Terceira Idade para o MSTTR: Direitos e Políticas Públicas em Prol do Envelhecimento Ativo e Saudável”, acontecerá no dia 23 de julho de 2013, às 08:30 h, no Hotel Água Limpa, localizado na Avenida João XXIII Nº 1161 – Teresina-PI. A secretária da Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, marcará presença e fará apresentação sobre “A Importância da Terceira Idade para o MSTTR: Direitos e Políticas Publicas”.
O Seminário contará com a participação dos Polos Regionais de Teresina, Campo Maior, Esperantina e Médio Parnaíba, e estará sob a coordenação da Secretaria de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade da FETAG-PI. Está prevista a participação de cerca de 150 idosos/as rurais das quatro regionais.
De acordo com a programação, acontecerá uma roda de conversa sobre o tema Envelhecimento Ativo e Saudável e Saúde do Idoso, Violação de Direitos da Pessoa Idosa/ Estatuto do Idoso e também uma exposição sobre empréstimos fraudulentos/ empréstimo consignado.
O secretário da Terceira Idade da FETAG-PI, Lourival Alves, fala que o encontro é a continuidade das ações que vem sendo realizadas pela FETAG-PI para os/as idosos/as, aposentados/as e pensionistas rurais. “O objetivo é tratar de assuntos específicos concernentes a este seguimento social. Por isso, vemos na realização deste encontro um espaço político, social e cultural, no qual homens e mulheres representantes deste segmento podem integrar-se e fazer o debate sobre as ações e políticas voltadas para a 3ª idade do campo”, disse.
Lourival Alves explica que, sem dúvida alguma, este seminário será um espaço para debater e tirar encaminhamentos. “Contaremos com a participação de órgãos de defesa dos direitos dos idosos, a Delegacia do Idoso, Defensoria Publica, e a Comissão de Empréstimos Fraudulentos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)”, explica. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Carolina Almeida