Com o tema “Agricultura Familiar produzindo e conservando a biodiversidade”, a FETAG-PI, realizou nos dias 23 de 24 deste mês, o I Seminário Estadual de Meio Ambiente. O encontro aconteceu no Centro de Formação da federação e reuniu cerca de 200 trabalhadores rurais, dirigentes e representantes dos pólos sindicais.
O seminário contou com uma vasta programação, entre debates, mesas redondas, trabalhos em grupos e apresentação de palestras de convidados renomados. Entre os palestrantes podemos citar, o professor Francisco Carlos Gandara, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que abordou sobre o meio ambiente e os desafios frente ao modelo de desenvolvimento atual; Elizário Toledo da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, que falou sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS e o Meio Ambiente; Demócrito Barreto, Técnico da SEMAR-PI – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ainda foram realizadas mesas redondas com representantes da SEMAR-PI, Fabrício Andrade e do IBAMA, Rômulo Soares
De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido da FETAG-PI, Maria Betânia, o objetivo do seminário foi abordar a importância da Agricultura Familiar como um segmento do desenvolvimento rural sustentável. “A ideia foi discutir e construir de forma participativa esse tema fundamental para o homem do campo, que é a preservação do meio ambiente para a manutenção e o futuro da agricultura familiar”, disse.
Questões como o agronegócio no cerrado piauiense e a mineração no semiárido, que prejudicam os pequenos produtores também foram ressaltadas no evento. Para a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, todos esses aspectos discutidos no seminário são importantes para o desenvolvimento e preservação do meio ambiente e da agricultura familiar. “Esse encontro foi uma oportunidade para dialogarmos e tentarmos juntos, buscar ações que contribuam para o fortalecimento da Política Ambiental existente”, filnalizou.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues