A FETAG-PI, através de sua Secretaria de Política Agrícola em parceria com a Contag, realiza desde terça (01) até quinta (03), no Opala Hotel em Pedro II, o Curso para Agentes de Desenvolvimento Territorial em Valorização e Propagação de Sementes Crioulas, com o intuito de fortalecer o patrimônio genético do semiárido.
O evento contou com a presença de representantes de várias entidades de municípios do Piauí, como: membros do Centro de Educação Ambiental e Assessoria – CEAA; da Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí & Associados- COOTAPI; do Programa Semente do Semiárido do Centro Regional de Assessoria e Capacitação – CERAC; da delegacia do Ministério de Desenvolvimento Agrário- MDA; das secretarias de agricultura e jovens; de assentamentos; de STTRs; de comunidades quilombolas; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal- EMATER e da Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR.
Além destes, a mesa de abertura teve como palestrantes, o Assessor de Política Agrícola da Contag, Ronaldo Ramos; o Secretário de Política Agrícola da FETAG-PI, Manoel Paulo; o assessor de Política Agrícola da FETAG-PI, Sílvio Brito; dois guardiões de Sementes e Profetas da Chuva, Antônio Alves e José Ferreira; o agente multiplicador da CEAA, Sandro Gusmão e o coordenador do Programa de Sementes pelo CERAC, José Maria Saraiva.
De acordo com Ronaldo Ramos, este é o 5° curso realizado em parceria com as FETAG´s das regiões Norte e Nordeste e têm como finalidade estimular a discussão sobre o resgate, conservação e propagação das sementes crioulas, na tentativa de valorizar as sementes que são plantadas a várias gerações dos agricultores, pois, muitas destas sementes em várias comunidades, desapareceram.
Para Zé Maria, discutir esse tema tão relevante é fundamental para a preservação cultural e social dos agricultores. “É importante resgatarmos e não deixarmos que nossas sementes crioulas desapareçam. É necessário lutarmos pela conservação da agrobiodiversidade e autonomia da produção camponesa”, ressaltou.
O Secretário de Política Agrícola da FETAG-PI, Paulão, encerrou o primeiro dia do encontro, agradecendo a presença de todos/as que estiveram presentes no curso e ressaltou ainda, a importância da capacitação dos multiplicadores, em especial, dos/das agricultores/as, a respeito das sementes da fartura, pois são essas que irão garantir a soberania alimentar, autonomia produtiva e a diversidade de cultura de cada região.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-PI - Roana Wrsula de Oliveira