Com o tema “Balançando a rede de multiplicação criativa”, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura ( CONTAG), vai realizar de 7 a 9 de julho, o III EPIFOR – Encontro Piauiense de Formação. O evento vai acontecer no Centro de Formação e Estudos Sindicais, que fica localizado na BR 343, rodovia que liga Teresina à Altos.
De acordo com o Secretário de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, Manoel Lázaro, o objetivo geral do encontro é fortalecer a rede estadual de formação, a partir da socialização e troca de experiências, vivências e saberes dos multiplicadores/as criativos reafirmando o compromisso com a formação e o trabalho de transformação social materializado no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
Segundo o secretário, o número estimado de participantes para o encontro é de 150 pessoas. “Sendo este público distribuído entre os alunos que já passaram pelo itinerário da ENFOC (nacional, regional e estadual) que estão ocupando cargos em diretorias dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’S), polos e FETAG-PI e colaboradores .
O encontro possui ainda os seguintes objetivos específicos:
• Compartilhar o sentimento de pertencimento e reafirmar a valorização do aprendizado coletivo, significado e comprometimento da rede da ENFOC-PI.
• Oportunizar a troca de experiências com outras redes estaduais proporcionando o aprendizado em educação popular, agroecologia, economia solidária e campesinato.
• Realizar uma avaliação diagnostica dos processos formativos, desenvolvidos especialmente pelo GES.Proporcionar e orientar uma discussão sobre a rede com base na proposta pedagógica da PNF e PPP e com a experiência de outras redes de formação no estado.
• Aprofundar a compreensão de sobre a formação no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), afim de fortalecer a identidade campesina, com recorte em gênero e geração. o campesinato e o PADRSS.
• Reafirmar os eixos norteadores da formação e elaborar um plano estadual para a FETAG – PI.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG- PI / Káttia Rodrigues