Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
FETAG-PI promove oficina para discutir a saúde do trabalhador rural
WhatsApp

10 de Março de 2015


Káttia Rodrigues
TEMAS RELACIONADOS:
piauí

Discutir políticas públicas para a saúde no campo. Com base nesta temática, a FETAG-PI, em parceria com a CONTAG, promove de hoje (10) até a próxima sexta-feira (13), o Curso de Formação de Lideranças para a gestão participativa da política de saúde do campo, floresta e águas. A atividade está sendo realizada no Centro de Formação e Estudos Sindicais da federação, localizado na BR - 343, Km 10, Povoado Estaca Zero – Rodovia Teresina-Altos-PI.

Participam da oficina dirigentes sindicais e representantes de diversas instituições da Regional Nordeste, composta pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Bahia, além de representantes da CONTAG, Ministério da Saúde, entre outras autoridades. Fizeram parte da abertura do encontro, a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, a Vice Presidente e Secretária de Políticas Sociais, Lucilene Ferreira, representante do Ministério da Saúde, Jorge Machado. A integração e apresentação dos participantes ficou a cargo do colaborador da CONTAG, Alexandre Botelho (Merrem).

Segundo a Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, são vários os objetivos do curso, entre eles estão: fortalecer o poder popular na radicalização da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) seja agente no processo de consolidação do SUS no campo, floresta e águas; aproximar a prática do discurso do próprio movimento, qualificando a agenda política de defesa do direito à saúde, que é determinada pelo modo de desenvolvimento agrário; entre outros.

“No estado do Piauí, o Território dos Carnaubais está sendo contemplado para implantação dessa política, onde compreende 16 municípios, como: Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Assunção do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco. Foi identificado que muitos casos de morte e doenças no território acontecem na zona rural e é preciso uma política de saúde que contemple essas populações”, ressalta Lucilene.

De acordo com o coordenadora do projeto, Juliana Acosta, foram realizados cinco cursos regionais para a Formação de Facilitadores, com a finalidade de contribuir para a implantação da Política de Saúde do Campo, Floresta e Águas. Juliana revela que ao todo foram cerca de 240 participantes, entre trabalhadores da agricultura e trabalhadores na gestão/assistência do SUS.

“O grande diferencial deste projeto, é aproximar o movimento sindical dos gestores da política pública de saúde em nível estadual e municipal, proporcionando assim, que ambos atores sociais compreendam melhor a realidade, para que as reais necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam atendidas, na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, contribuindo dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida no campo”, explicou.

FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG- PI / Káttia Rodrigues



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico