Em proposição do Vereador Enzo Samuel (PCdoB) a Câmara Municipal de Teresina realizou nesta terça-feira (21) no Plenário Vereador José Ommati, uma Sessão Solene para comemorar os 30 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres (UBM).
O evento contou com a presença da FETAG-PI, através da Presidente, Lucilene Ferreira, parte da Diretoria Efetiva, funcionários e colaboradores, além de autoridades representantes de outras entidades. A Presidente licenciada da Federação, Elisângela Moura, também prestigiou a ação.
Durante a sessão Enzo Samuel destacou a importância da entidade para sociedade. “Antes as mulheres eram excluídas da sociedade, não tinha participação, seja na vida pública ou social do país, e durante esse tempo, foram período de lutas para que elas pudessem alcançar os direitos que têm hoje”, comentou. “E se hoje as mulheres têm esse poder em participar e propor da vida do Brasil, tenho certeza que tem uma participação ativa da UBM, por isso que esta homenagem é mais do que justa”, afirmou o vereador proponente.
A Presidente da UMB no Piauí, Tatiane Seixas, comentou a importância da entidade que nasceu junto a Constituição Brasileira. “Importante este reconhecimento e que hoje tem como principal luta garantir que a Constituição Federal não seja desmanchada por movimento no Brasil que a dois anos vem tirando nossos direitos, onde as mulheres são as mais punidas e nós somos o movimento que lutamos pelos nossos direitos, como por exemplo, a violência contra mulher, opressão e lutar pela manutenção do Estado de Direito”, disse.
Comentou ainda sobre a parceria com a FETAG-PI. “Nós estamos ladeadas por homens e mulheres que lutam pelo fim da opressão, e o movimento sindical rural, aqui representado pela FETAG-PI e CONTAG, é um dos exemplos que nós temos no Brasil, de eficiência de políticas de inclusão de mulheres, parte das cotas nas direções, exemplo disso é que aqui no Piauí, além da Federação ser presidida por mulheres, existem vários sindicatos de trabalhadores rurais que têm mulheres como presidentes, então para nós é uma honra muito grande, e nós reconhecemos na FETAG-PI um esforço de dar esse poder para mulheres”, finalizou Tatiane Seixas.
Além de agradecer o convite, a presidente da FETAG-PI, parabenizou a entidade. “A Federação parabeniza a UBM pelos seus 30 anos de história, e dizer que a FETAG-PI é uma parceira, haja vista, que nós temos uma secretaria específica de mulheres na Federação em defesa das mulheres e da democracia e nós reafirmamos aqui que a UBM pode contar com o apoio da FETAG-PI. Parabéns e viva as mulheres”, frisou Lucilene Ferreira.
A UBM é uma entidade que luta em defesa do Brasil, das mulheres e da democracia. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI Paes Landim.