A FETAG-PI através da presidente, Elisângela Moura e da secretária de Mulheres, Caçula, participou na manhã desta quarta-feira (18), da solenidade alusiva à distribuição de sementes e mudas, voltadas a pequenos agricultores para a safra 2016/2017, realizada na Câmara Municipal do município de Paulistana. A solenidade contou ainda, com a presença da diretora de Articulação Comunitária da Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR, Liz Meireles; diretor técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER), Clébio Coutinho; coordenador Regional do Emater, Agrício André; vice-prefeito de Jacobina, Vanderlei de Carvalho; coordenador Regional do Programa Viva Semiárido, Aderaldo Aquino; presidente da Câmara dos Vereadores de Paulistana, Daniel de Sousa; coordenador do Centro de Estudos Ligados e Técnicas Alternativas (Celta), Gicélio Teixeira; secretário de Agricultura de Paulistana, Francisco Raimundo e representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Patos, Acauã, Caldeirão Grande, Queimada Nova, Curral Novo, Jacobina e Paulistana, dentre outras autoridades.
No total, serão distribuídas 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju que serão entregues em todo o Estado. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares nos 224 municípios. Para tanto, foram investidos R$ 5.549.000 pelo Governo do Estado, através da SDR.
O Programa amplia o acesso dos agricultores e agricultoras familiares às sementes e mudas de qualidade reconhecida, adaptadas ao território e de base orgânica e agroecológica, por meio do apoio a programas e ações destinadas à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição desses materiais propagativos. Também aumenta a capacidade de manutenção, desenvolvimento, multiplicação e disponibilização de sementes crioulas e varietais - melhoradas naturalmente, resultado de cruzamentos de linhagens e variedades.
“Este é um momento importante para nossos agricultores(as) que serão beneficiados com as sementes e mudas, pois, nosso desejo é de que cada trabalhador e trabalhadora contemplado, possam plantar e colher seus próprios alimentos, a fim de dar continuidade a safra e a uma agricultura familiar dentro do seu próprio município", relatou a presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura.
Outros pontos bastante tocados pela presidente, estavam relacionados ao acompanhamento de Assistência Técnica a esses agricultores, as poucas chuvas e consequentemente, aos Programas alinhados que possam gerar produção através de barragens em alguns municípios, além das Secretarias de Agricultura dos municípios, que devem serem trabalhadas em prol de todos. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Roana Wrsula