Na manhã desta terça-feira (15), a Presidente da FETAG- PI, Elisângela Moura, juntamente com a Vice-Presidente, Lucilene Ferreira, Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros, e do assessor Rosalvo Lopes, estiveram numa reunião com o Gerente Executivo do INSS Ney Ferraz, o Chefe da Seção de Atendimento da Gerência Executiva de Teresina, João Ricardo, e o Chefe do Serviço de Benefícios, William Machado, para tratar sobre a lentidão na reativação das senhas dos sindicatos com acordo firmado com o INSS no âmbito da nova modalidade INSS Digital e atrasos na análise de processos de concessão de benefícios.
Dos 38 sindicatos com senhas para operar o INSS Digital, cerca de 50% já foram reativadas, as demais serão reativadas até o final dessa semana, incluindo mais 50 novas senhas de novos acordos.
Em relação aos atrasos na análise de processos de concessão de benefícios, existem no momento 40.000 processos na base do INSS, destes 11.000 já foram concluídos, 21.000 estão com pendências e 8.000 com atrasos, acima de 45 dias. Esses atrasos se dão por conta do déficit no quadro de funcionários do INSS, ou seja, dos 110 servidores que analisam os processos na fila única, somente 40 retornaram aos trabalhos após o recesso, 70 estão de férias e/ou licença Premium e destes, a previsão é que 40% irão se aposentar após retornarem no início de fevereiro.
Diante da atual situação, a única medida concreta que melhorará os trabalhos e a vida da população que depende desses serviços será a realização de concurso público para a contratação de novos servidores. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI Roana Wrsula