Teve início nesta terça-feira (20) o Encontro Estadual de Mulheres do Piauí, com o tema “Fortalecimento das Políticas Públicas no Meio Rural”. O evento é promovido pela FETAG-PI em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e segue até esta quarta-feira (21), e está sendo realizado no Centro de Formação e Estudos Sindicais, da federação, localizado na BR -343, KM 6 – Rodovia Teresina a Altos.
A presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, fez a abertura do encontro, que contou ainda com a participação de 80 dirigentes sindicais, do presidente da CUT-PI, Paulo Beserra, da Diretora Executiva Nacional da CUT, Jandira Alves, da secretária de Mulheres da CUT-PI, Antonia Ribeiro, da coordenadora de Igualdade Racial e do Fórum de Entidades Negras, Assunção Aguiar, da economista e pesquisadora da Fundação Cepro, Marta Goretti, da presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB-PI, Joselda Nery, da da deputada federal eleita (PT) e futura secretária de Educação, Rejane Dias, entre outras autoridades.
A deputada federal eleita (PT) e futura secretária de Educação, Rejane Dias, agradeceu pelo convite e reafirmou o compromisso do seu mandato com os trabalhadores rurais. “Nosso mandato está à disposição dessas lutas. Como secretária de Educação, queremos fortalecer a educação no campo, em toda a sua plenitude”, ressaltou.
Segundo a secretária de Mulheres da FETAG-PI, Francisca Gilberta (Caçula), o encontro tem como objetivo discutir vários temas relacionados à mulher do campo e da floresta, como o enfrentamento à violência contra a trabalhadora rural. “Também estamos tratando de outras questões como articular as mulheres para a grande mobilização da Marcha das Margaridas, que vai acontecer este ano em Brasília, visualizando as estratégias para a realização a nível Nacional e Estadual, e ainda a Marcha das Mulheres Negras, e fortalecer e ampliar as discussões a nível estadual”, explicou.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues