A Contag, juntamente com a Secretaria de Finanças e Administração da Fetag-PI, que tem como Secretária Elisângela Moura, fazem nos dias 26 e 27 de janeiro, um Encontro Estadual em Formação Social para Multiplicadores(as). O evento ocorre no Hotel Água Limpa, em Teresina e terá a participação de Aristides Veras dos Santos, Secretário de Finanças da CONTAG e assessoria da entidade.
Esta formação está sendo levada pela Contag a todas as Federações de Trabalhadores(as) Rurais do Brasil. O público alvo são os Diretores(as) da Federação e Coordenadores(as) de Pólo, considerados sujeitos importantes para ajudar a promover a multiplicação desse trabalho na base.
A realização do Encontro Estadual em Formação Social para Multiplicadores(as) é fruto de reivindicação do coletivo de finanças do qual participa a Secretária de Finanças da Fetag-PI, Elisângela Moura. Para a dirigente, é muito importante a participação dos diretores(as) e coordenadores(as) dos pólos sindicais, “ para que possamos sair orientados para discutir melhor a contribuição sindical. Hoje a Fetag-PI trabalha basicamente com a contribuição confederativa, mas devido a alguns questionamentos, a Contag vem se preocupando com essa situação, e nós vamos implementar a contribuição sindical, que é legal e garantida. Mas é preciso que façamos nosso papel de sindicalizado, essa é a nossa responsabilidade”, explica.
Segundo a Secretária, o encontro é necessário para que haja um entendimento amplo sobre a política de sustentabilidade do movimento sindical. A ideia é mostrar para os dirigentes questões relativas às entidades sindicais, alertando que isso não é uma responsabilidade apenas da Secretária de Finanças e Administração, mas sim do conjunto do MSTTR.
Questões como as mensalidades sociais, serão discutidas no encontro, ”ainda existe um número muito grande de inadimplência; é preciso que o movimento sindical rural assuma o desafio de mudar essa situação. Precisamos tomar a iniciativa, mostrando a ação de base conjuntamente com os STTR´s, para que possamos fortalecer a nossa entidade e o sistema confederativo do MSTTR”, disse. Elisângela Moura ainda falou que a visão da entidade é construir sindicatos fortes e participativos, juntamente com um sistema confederativo unificado, e que fortaleçam e tornem mais participativas ações como o Grito da Terra. Ressaltou também que neste ano, o Movimento deve voltar os olhos para a importância da Marcha das Margaridas, por ser uma ação do MSTTR que vem conquistando muitas políticas públicas para a categoria.
De acordo com a dirigente piauiense, o compromisso dos coordenadores(as) de Pólos é de cair em campo, transformando essa capacitação em prática, e ajudando os sindicatos a mobilizar os trabalhadores(as), com assembleias para tratar sobre assuntos como a unificação das mensalidades, que ainda é um grande problema.
“Entendemos o curso como algo positivo até porque tanto a Fetag-PI como a Contag vêm se preocupando com a capacitação dos nossos dirigentes”, finaliza Elisângela. FONTE: Comunicação da Fetag-PI