O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e apoio do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), Emater, Secretaria de Assistência Social do Piauí (SASC), Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Banco Mundial, Secretaria da Cultura (SECULT), Semear Internacional, SDA-CE e SAF-MA está realizando em Teresina o Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste com objetivo de discutir sobre a regularização fundiária e apoio aos pequenos agricultores.
O evento teve início segunda-feira (11) e segue até a próxima esta quarta-feira (13), onde estão reunidos secretários da agricultura familiar dos Estados dos Nordeste. A FETAG-PI esteve presente durante a cerimônia de abertura com parte da Diretoria, por meio da Presidente, Elisângela Moura. A CONTAG participou através do Presidente, Aristides Santos.
Outras autoridades do Estado também prestigiaram o fórum. Governador Wellington Dias (PT), Secretário da SAF, Herbert Buenos Aires, deputado federal, Assis Carvalho e o deputado estadual, Limma que representa a frente parlamentar da agricultura familiar da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O governador Wellington Dias proferiu uma palestra sobre o Consócio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e Desenvolvimento Rural. O chefe do Palácio do Karnak disse que a realização de ambientes como esse de debates é extremamente importante para fortaleceram as políticas públicas destacando a complexidade de legislação no que tange as comunidades tradicionais e quilombolas. São pessoas que precisam que tem uma história e precisamos aqui discutir estratégia de atuação junto a estes povos, pois há muita complexidade na legislação. Aqui teremos a oportunidade de trocar experiências que servem de parâmetro para o Nordeste e para o Brasil. Vamos sair bem mais preparados e com um amadurecimento sobre as ações que precisam ser implantadas, com certeza o Piauí também ganhará, disse o governador.
O Presidente da CONTAG pontuou alguns assuntos importantes para serem discutidos durante o fórum. Precisamos debater com a sociedade sobre a importância dos alimentos saudáveis, considerando a questão agroecológica, a questão da água citando aqui principalmente o semiárido nordestino, onde as vezes não tem nem mesmo para o consumo humano, a questão das cadeias produtivas e assistência técnica, porque essa é o grande desafio, mencionou Aristides Santos.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI Paes Landim