Masculinidade e relações de gênero foi o tema da oficina promovida, nesta terça-feira (24), pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Piauí (Fetag-PI). O público-alvo do debate foram os dirigentes e funcionários da Fetag-PI e os coordenadores dos Pólos Sindicais do estado.
A secretária de Mulheres da Fetag-PI, Rosalina Rodrigues, explica quais foram os objetivos do evento: “A proposta da oficina foi fortalecer a luta pelo enfrentamento a todas as formas de discriminação, preconceito e violência contra as mulheres do campo e da floresta, que já vem sendo desenvolvida pelas Secretarias de Mulheres da Caontag e das demais Fetags.”
Segundo Rosalina, a oficina também visou a sensibilização dos homens para as questões de gênero no movimento sindical de trabalhadoras e trabalhadores rurais (MSTTR), na perspectiva da construção de relações sociais equânimes.
As políticas de gênero do MSTTR começaram a ser massificadas no Piauí em 1994. O trabalho orientado pela Contag culminou com a formação da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, formada por representantes dos 15 Pólos Sindicais da Fetag-PI.
As discussões contaram com a mediação de Nilson Muniz Sales, da Secretária Municipal de Saúde do Piauí. A sua exposição tratou de temas relacionados ao papel do homem na sociedade. FONTE: Carolina Silva, Ascom Fetag-AL