Teve início nesta quinta-feira (27) com programação até essa sexta-feira o I Conselho Deliberativo de 2019 da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI). O evento está sendo realizado no auditório do Cesir da própria instituição em Teresina com a presença de mais de 250 dirigentes sindicais dos 224 municípios do Piauí, dentre eles os coordenadores de polos.
Teve também a participação de representantes de várias entidades como a CUT, Banco do Nordeste, Bando do Brasil, Emater e Apoio as Cadeias Produtivas. Além da Secretária Nacional de Mulheres da Contag, Mazé Morais.
Após o credenciamento teve a solenidade de abertura com a Diretoria da Federação e convidados. Em seguida houve a leitura da convocação e apresentação dos participantes. Ainda teve a leitura da ata anterior e prestação de conta referente ao exercício de 2018, aprovados por unanimidade, apresentação do relatório de atividades, 5ª Plenária da Contag, Conferência do Idoso e Projeto Político 2020.
Mesmo diante do cenário de desmonte e ameaças ao MSTTR, a Presidente da FETAG-PI e agora, Deputada Estadual, Elisângela Moura (PCdoB), disse acreditar na força da entidade e do movimento sindical.
“Primeiro agradecer a presença dos nossos dirigentes sindicais pela presença e dizer que precisamos fazer um discurso sobre os impactos que prejudicam o MSTTR. Nós acreditamos nesta entidade e no movimento sindical, porque ele surgiu em momentos difíceis e não é agora que vamos recuar, pelo contrário, vamos nos unir, nos reinventar e ir para base”, comentou.
A presidente aproveitou o momento e falou também como parlamentar. “Como deputada é dizer que estamos disponíveis para debater, cobrar e dialogar, mais para isso precisamos do apoio dos nossos STTR’s, pois o nosso mandato é para lutar por dias melhores, sobretudo pela agricultura familiar”, concluiu Elisângela Moura.
A Secretária Nacional de Mulheres da Contag fez uma fala voltada para entrada de Elisângela no parlamento estadual do Piauí e voltou a frisar a Marcha das Margaridas.
“Este é um momento importante para celebrarmos a conquista da presidente desta federação com sua ida a Assembleia Legislativa, porque nestes 48 anos do movimento sindical do Piauí, temos a primeira pessoa organicamente deste movimento no assento naquela casa”, disse. “Aproveitar aqui o espaço para agradecer ao Piauí, pois sei que estamos unidos e vamos fazer uma grande Marcha Nacional das Margaridas nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília/DF” frisou Mazé Morais.
Nesta sexta-feira (28) durante o conselho ainda serão debatidas pautas importantes como a Medida Provisória 871/2019 (Reforma da Previdência); Marcha Nacional das Margaridas; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Plano Safra e SisContag.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI Roana Wrsula e Paes Landim.