Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
FETAG-PI deu início a Oficina Estadual de Formação e Capacitação para Acesso a Terra
WhatsApp

12 de Junho de 2018


Paes Landim
TEMAS RELACIONADOS:
piauí

Teve início hoje (11) no CESIR da FETAG-PI em Teresina a Oficina Estadual de Formação e Capacitação para Acesso a Terra e Políticas de Permanência no Campo. O encontro é uma parceria da FETAG-PI e CONTAG que está sendo coordenado pela Secretaria de Políticas Agrária da Federação com a participação de 250 pessoas, entre elas, dirigentes sindicais, assentados da Reforma Agrária, coordenadores de pólos, convidados e representantes de entidades. A abertura da oficina teve a presença de várias lideranças sindicais. Presidente em exercício da FETAG-PI, Lucilene Ferreira e a presidente licenciada, Elisângela Moura, convidada para o evento, Secretário de Políticas Agrária da entidade, Devaldo Nunes e parte da Diretoria, Superintendente do INCRA-PI, Sérgio Viana, representante do INCRA Nacional, Erico Goulart, Secretário Nacional de Políticas Agrária da CONTAG, Elias Borges, dentre outras. No primeiro momento foram debatidos os desafios para a implantação da Política Nacional de Reforma Agrária (divisão de obtenção de terras nacional e estadual), bem como apresentação das demandas dos trabalhadores, sendo um representante de cada Acampamento que apresentou a demanda repassando informações, tais como: tempo de ocupação, número de famílias assentadas, nome das propriedades que estão em processo de desapropriação e repostas às reivindicações dos trabalhadores pelos órgãos presentes. A Presidente da FETAG-PI, disse que é importante realizar momentos como estes. “Estamos enfrentando diversos retrocessos em várias áreas, e acredito que seja importante nós promovermos oficinas como esta, para capacitar lideranças comunitárias rurais para que tenham acesso as terras. A Federação se preocupa com a falta de investimentos em estrutura para os assentamentos e desapropriação de terras”, afirmou Lucilene. Segundo Sérgio Viana, o INCRA-PI está comprometido com as ações em debates. “Primeiro dizer que somos parceiros da FETAG-PI objetivando melhorar as condições dos trabalhadores/as rurais do Piauí, porque nós trabalhamos em várias áreas que contemplam estas pessoas, como por exemplo, desde a desapropriação das terras até a estruturação dos projetos de assentamentos, obras de infraestruturas, linhas de créditos, e para nós é um motivo satisfatório participar deste momento”, disse o Superintendente do INCRA-PI.

O Secretário de Políticas Agrária da CONTAG disse que é necessário discutir a questão agrária no Piauí. “Temos dificuldades do acesso à terra e os problemas relacionados aos assentamentos, onde precisamos de infraestrutura, créditos para os desenvolvimentos sociais dos assentamentos, e é por isso que esta oficina é importante para debatermos junto com a CONTAG, FETAG-PI, INCRA-PI, INCRA NACIONAL, STTR’s e assentados, estes problemas relacionados a Reforma Agrária”, frisou Elias Borges. Já o representante do INCRA Nacional afirmou que a parceria entre os envolvidos no projeto da Reforma Agrária está firmada. “Queremos aqui fazer um balanço da discussão deste debate para 2018 e os próximos anos, para isso nossa parceria está concretizada para política de reforma agrária e garantirmos essa proximidade entre os trabalhadores/as rurais e o Estado na forma do INCRA” comentou Erico Goulart. Devaldo Nunes afirmou que acredita na luta para garantir a terra. “Vamos juntos construir esta história de luta pela Reforma Agrária, por isso precisamos debater o tema. É necessária nossa insistência por terra para que possamos ter onde morar, plantar e colher nossos alimentos e nosso campo é largo com terras ricas para o plantio”, destacou o secretário da FETAG-PI. O evento terá programação até terça-feira (12) com debates sobre os desafios para consolidação da Reforma Agrária, apresentação de trabalhos, encaminhamentos das demandas discutidas e compromissos.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico