Com o tema “Balançando a rede de multiplicação criativa”, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), deu início nesta terça-feira (7), ao III EPIFOR – Encontro Piauiense de Formação. O encontro que está acontecendo no Centro de Formação da entidade, se estende até a próxima quinta-feira (9), e é realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), por meio da Escola Nacional de Formação da Confederação (ENFOC).
A atividade é coordenada pela Secretaria de Formação e Organização Sindical e conta com a participação de cerca de 150 participantes, sendo este público formado por alunos que já passaram pelo itinerário da ENFOC (nacional, regional e estadual) que estão ocupando cargos em diretorias dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’S), polos e FETAG-PI e colaboradores.
O objetivo do encontro é fortalecer a rede estadual de formação, a partir da socialização e troca de experiências, vivências e saberes dos multiplicadores/as criativos reafirmando o compromisso com a formação e o trabalho de transformação social materializado no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
A abertura contou ainda com a presença dos dirigentes da CONTAG, o Assessor da Secretaria de Formação, Amarildo Carvalho e da Secretária de Jovens, Mazé Morais, e ainda de representantes de diversas entidades sindicais como as Centrais dos Trababalhadores, CTB, além dos diretores da Federação.
A abertura mística foi feita pela Orquestra Juvenil, do Grupo Nossas Raízes, do município de Batalha, que fez a execução do Hino do Piauí. Em seguida, o encontro foi aberto com o “Diálogo no Alpendre”, coordenado pelo Secretário de Formação e Organização Sindical, Manoel Lázaro e contou com a participação da Vice Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, da Secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o Presidente da CTB, Elton Arruda e a representante do Fórum de Convivência com o Semiárido, Carmelita.
A Vice Presidente e Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, deu início as falas saudando a todos os presentes e justiçando a ausência da Presidente Elisângela Moura, que está participando de encontro em Brasília. “Esse encontro tem como finalidade contribuir, além da formação , para que nós, enquanto lideranças sindicais, possamos refletir sobre nosso papel sobre os rumos do movimento sindical”, disse.
Em seguida a palavra foi passada ao Secretário de Formação e Organização Sindical, Manoel Lázaro. “Quero agradecer à presença de todos que atenderam ao nosso convite, e quero aqui agradecer especialmente aos coordenadores de polos, que sempre nos ajudam no trabalho de mobilização, quando vamos realizar nossas atividades”, declarou.
Segundo Manoel Lázaro, o encontro é uma satisfação e ao mesmo tempo um grande desafio, trabalhar a formação sindical das lideranças. “Quero aqui reafirmar a grande importância que tem a formação sindical. Digo sempre, que a formação é o coração do movimento sindical, e este precisa estar sempre organizado. Nós somos responsáveis por estar levando e semeando conhecimentos para as nossas bases. E esta oficina é mais uma oportunidade para estarmos adquirindo conhecimentos e trocando experiências com o outro. Quando passamos por essas escolas, assumimos um grande compromisso, de levar informação para os nossos sindicatos. Somos uma rede de educadores e precisamos balançar essa rede juntos, unindo nossas forças para que possamos fazer esse trabalho de formação em conjunto”, concluiu.
A Secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, falou da importância do encontro como forma de fortalecer a rede de multiplicadores. “Esse momento é importante para que possamos fazer uma reflexão, de como estamos fortalecendo essa rede. Para a Contag é fundamental o fortalecimento dessa rede. Temos que continuar investindo em formação. O pensamento aqui é de transformar e multiplicar nossos conhecimentos”, finalizou.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues