Com um auditório lotado, a FETAG-PI, através da Secretaria de Jovens, deu início nesta quarta-feira (25) ao 3º Festival Estadual da Juventude Rural. O encontro que se estende até esta quinta-feira (26), está sendo realizado no Centro de Formação e Estudos Sindicais da entidade, e conta com a presença de cerca de 250 jovens do meio rural, vindos de diversas regiões do Estado.
A abertura do evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades, entre eles: INCRA, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Crédito Fundiário, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além dos coordenadores de polos e dirigentes sindicais.
A Presidente da FETG-PI, Elisângela Moura fez a abertura do festival e ressaltou a importância do papel da juventude rural no movimento sindical. “Queremos que o jovem trabalhador rural permaneça no campo, mas com qualidade de vida, produzindo dentro da sua comunidade. A FETAG não é executora de políticas públicas, mas o nosso buscar, propor e auxiliar o poder público no desenvolvimento desta tarefa. E esse encontro é uma forma de fazermos isso, junto com os órgãos e entidades parceiras que desenvolvem projetos e ações direcionadas ao trabalhador rural”, explicou.
A Secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, que também marcou presença no acontecimento, se mostrou feliz com a atividade. “ Nosso papel no movimento sindical é trabalhar para buscarmos qualidade de vida para o nosso trabalhador rural, e em especial para a nossa juventude rural. Já avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais, e momentos como este, é fundamental para promover este debate”, declarou.
Para a Secretária de Jovens da FETAG-PI, Maria das Dôres Monteiro , o encontro é uma oportunidade de debater e propor políticas públicas para a juventude rural, além de capacitar e promover a troca de experiências em educação, cultura, esporte e lazer. “O nosso pensamento aqui foi o de trazer a juventude rural para discutir as diversas formas e políticas públicas para os jovens rurais. Esse ano, teremos bastantes atividades diversificadas, e precisamos estar capacitados para participar de todas elas, especialmente para o nosso encontro nacional da juventude que será realizado no próximo mês de abril, em Brasília”, finalizou.
As experiências dos Festivais da Juventude Rural têm crescido em todo o Brasil, tanto nos níveis municipais, regionais, estaduais e nacional. Em todas elas, estão estampadas as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao jovem permanecer no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas. Em 2007, foi realizado o 1° Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília, com a presença de 3.000 jovens e, em 2010, o 2° Festival Nacional que contou com 4.000 jovens.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG- PI / Káttia Rodrigues