Acabou hoje (28) o 4º Encontro Estadual de Aposentados Rurais organizado pela Fetag-PI. Na ocasião, foi criado o Coletivo Estadual do Idoso, formado pelos 15 pólos sindicais da federação, tendo um dirigente, por idoso, representando a classe. O evento reuniu cerca de 70 sindicatos de toda a região e 100 idosos no Centro de Educação Popular do Parque Piauí.
Questões como Estatuto do Idoso e empréstimo bancário serão enfrentadas pelo coletivo nos próximos meses de trabalho. Em alguns municípios, os aposentados são pressionados a abrir conta bancária e nessa operação é cobrada taxa mensal que compromete a renda de quem recebe apenas um salário mínimo.
O debate esteve centrado na formulação de políticas públicas para pessoas acima de 60 anos. Na opinião do secretário de Políticas Sociais da Fetag-PI, Antônio José, o encontro foi positivo porque os idosos tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre seus direitos. ?Muitos deles sofrem maus tratos, são abandonados por suas famílias e não conhecem seus direitos?, explica Antônio.
Hoje (28) pela manhã, os idosos do interior do estado fizeram um passeio no Encontro das Águas, atração turística de Teresina que é o ponto de ligação dos rios Parnaíba e Poti, e logo depois o evento foi encerrado.
Agência Contag de Notícias.