A Fetag/PI se reuniu na manhã desta sexta-feira (9) com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Emater, do governo do estado, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Banco do Brasil e do Garantia Safra. Os participantes trataram da distribuição de sementes nos 127 municípios piauienses que aderiram ao Programa Garantia Safra.
O objetivo da reunião foi cobrar dos órgãos do estado agilidade na distribuição de sementes. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais querem começar o plantio em seus municípios. Segundo dados do MDA, o Piauí não é autossuficiente na produção de sementes, por isso, o estado se torna dependente da produção para outras federações.
O presidente da Fetag/PI, Evandro Luz, lamenta que o Estado esteja tão dependente de sementes, principalmente porque o Piauí é um grande produtor no País. O dirigente sindical pediu agilidade na distribuição das sementes. Os trabalhadores rurais estão preocupados com essa demora, pois necessitam dessa assistência para plantio e a garantia da sustentabilidade do estado.
"Precisamos avançar mais e fazer deste estado um grande produtor. As políticas publicas devem estar voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, ser mais sérias e comprometidas com os menos favorecidos. A Fetag/PI e os sindicatos piauienses estarão firmes na fiscalização da distribuição de sementes", explica Evandro Luz.Na reunião, ficou definido que a Federação, a Emater e o MDA ficarão responsáveis por entregar 900 toneladas de sementes nos 127 municípios do Programa Garantia Safra. De acordo com o MDA, o Exercito poderá se acionado para fazer a distribuição no Piauí. A previsão é de que as entregas das sementes do MDA comecem no dia 22 de janeiro.
Evandro Luz acredita que, com a agilidade na distribuição, o trabalhador poderá começar a plantar e ver seus resultados. As sementes do governo estadual serão distribuídas no final do mês de janeiro, e serão entregues no total 67 toneladas de sementes. Os trabalhadores também receberão 250 toneladas de feijão adquiridas por emenda pelo ex-deputado B Sã. FONTE: Fetag/PI