A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI) fechou a Convenção Coletiva dos Canavieiros. A categoria conseguiu fixar o piso salarial em R$ 390, o que representa aumento de 8,41% no salário dos 2,5 mil trabalhadores e trabalhadoras no corte da cana-de-açúcar.
Segundo informações do secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antônio Lucas Filho, que acompanhou o acordo, o setor patronal também aprovou o cumprimento das regras estabelecidas na Norma Reguladora 31, que trata sobre segurança e saúde no campo como transporte, alimentação, alojamento e equipamentos adequados de proteção.
Outra conquista foi a medição da cana de açúcar por meio do compasso, que segundo Antônio Lucas é a primeira vez que o nordeste adota esse padrão utilizada nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. De acordo com o secretário, a medida é considerada mais segura.
A regra será implantada, inicialmente em 50% e em 2008 serão 100%. "A antiga medida deixava dúvidas e os trabalhadores reclamavam que tinham prejuízos. Acho que é uma das coisas positivas e importantes porque onde o trabalhador perde é na hora de aferir a sua produção", aponta.
Fonte: Vanessa Montenegro
Agência Contag de Notícias