O Seminário de Habitação Rural realizado nos dias 23, e 24/02, no AL Hotel, reuniu trabalhadores (as) de todo o Estado, as discussões foram em torno do Programa Nacional de Habitação Rural. O PNHR é uma conquista do MSTTR e tem como objetivo programar a moradia no campo.
Segundo o Secretário de Política Agrícola da Fetag-PI, Paulo Carvalho, os trabalhadores (as) corresponderam à expectativa da Fetag-PI: “os debates foram bem explicativos e participativos, a Caixa Econômica fez sua explanação e começa a dar andamento em processos que já possuem grupos definidos junto a Fetag-PI”.
Ainda explica o Secretário, que aproximadamente mil moradias serão construídas, um número significativo para este ano. “Mais será cobrado no GTB 2011 em Brasília. Queremos que este número aumente e beneficie ainda mais trabalhadores (as) do nosso Piauí e todo o Brasil,” finaliza.
Para o Assessor da Secretária de Política Agrícola da Contag, Décio Lauri Seis, o PNHR deve atender mensalmente a região Nordeste que é a maior demanda, 59% das casas que serão construídas, são na região nordeste.
“Estamos fazendo esse trabalho para que os trabalhadores (as) possam entender como irá funcionar. Para a Caixa executar o programa a entidade deve se conveniar a Caixa Econômica Federal. Ainda estamos em processo de discussão se a entidade ou o próprio sindicato poderá fazer esse convênio com a Caixa,” disse.
De acordo com o Presidente da Fetag-PI, Evandro luz, a entidade, está capacitando os sindicatos e pólos para que possam de fato começar construir habitação rural para os trabalhadores Rurais do estado. “Já que temos uma demanda muito grande e as condições de moradia do ruralista são precárias, esperamos que os sindicatos possam abraçar a ideia e o Governo possa facilitar o acesso dos trabalhadores(as) rurais a esse programa, que é uma conquista nossa. A Fetag-PI estará na coordenação, ajudando, na orientação para os sindicatos”, explica Luz.
Segundo Manuel Messias, Secretário de Políticas Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do Sindicato de Colônia do Piauí “é a primeira vez que estamos sentando e sendo orientados sobre o programa, e temos muitas pessoas na zona rural que necessita de moradia digna na zona rural”.
Para Eliana de Oliveira Silva, Secretária de Políticas Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do STTR de Nazária, o programa é um estimulo na vida de quem não possui uma moradia. "Mas teremos problemas na documentação da terra, o sindicato vai abraçar esse programa, a Fetag-PI está nos ajudando muito e tem tudo pra ser bem executado, é preciso à organização de todos os sindicatos", disse Eliana. FONTE: Comunicação da Fetag-PI