A Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag/PB) iniciou as atividades de 2009 com uma reunião nesta segunda-feira (5). Cerca de 30 pessoas, entre diretores e assessores, avaliaram 2008 e discutiram as metas para este ano. Também analisaram os principais avanços e apresentaram propostas para as suas respectivas áreas de atuação.
Segundo o presidente da Fetag/PB, Liberalino Ferreira de Lucena, por meio da avaliação será possível conquistar maior êxito nas lutas históricas que o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) levanta. Uma das ações prioritárias será a continuidade dos cursos de Formação e Organização Sindical. A formação é importante para os 218 sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais (STTRs) batalharem pelo desenvolvimento rural sustentável e solidário para o povo do campo.
A participação da Federação no 10º Congresso da Contag e no Grito da Terra Brasil (GTB) 2009 também serão momentos importantes neste ano. No final de 2008, realizamos a plenária estadual e escolhemos os delegados e as delegadas que representarão o Estado da Paraíba no Congresso, explica Liberalino Ferreira.
Segundo o presidente, no Congresso, os trabalhadores e trabalhadoras rurais paraibanos reivindicarão a promoção de mobilizações e organização de eventos pela Contag.
Em relação ao Grito da Terra Brasil 2009, Liberalino Ferreira garantiu a intensificação da participação do estado na maior mobilização da categoria. Pressionaremos o governo federal para que cumpra os vários compromissos assumidos com os trabalhadores e trabalhadoras rurais deste País. FONTE: Fetag/PB