A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reuniu nesta sexta-feira (21), pela manhã, quatro candidatos ao Governo do Estado para um debate acerca de suas propostas para as mulheres e homens do Campo paraibanos. Foram convidados os cinco candidatos, mas compareceram João Azevedo, José Maranhão, Rama Dantas e Tárcio Teixeira.
O debate, já tradicional entre as lideranças sindicais do Campo e os candidatos à governador acontece há pelo menos 3 décadas, e foi realizado no auditório da entidade. Cerca de 600 lideranças no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado participaram do evento.
Durante o evento, os candidatos responderam a duas perguntas elaboradas pela FETAG-PB e questões levantadas pelo público, acerca dos principais problemas relacionados à Agricultura Familiar na Paraíba. Um documento com as principais demandas da população do Campo do Estado foi entregue aos candidatos.
Segundo o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, no documento constam várias reivindicações fundamentais para a vida e a manutenção dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares no Campo.
“Entre os principais pontos destacamos, além de saúde, educação e segurança, uma melhor assistência aos nossos agricultores e agricultoras familiares. Nós sabemos que para ter um índice de produção satisfatório, é preciso ter Assistência Técnica de qualidade. Também reivindicamos um acompanhamento melhor de órgãos como Emater e Interpa, diretamente ligados à agricultura na Paraíba. Vamos apresentar essas e outras propostas aos candidatos e esperamos que eles assumam esse compromisso com os homens e mulheres do Campo de nosso Estado”, destaca o presidente. O documento tem ainda várias questões direcionadas a diversas Secretarias e órgãos, como: do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca; Saúde; Educação, Infra-estrutura, Recursos Hídricos, dos Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; Mulher e diversidade humana; da Segurança e da Defesa Social; Emater; Interpa; etc. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Farias