A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por sua secretária de Mulheres, Maria de Lourdes Costa, e a assessora jurídica, Geane da Costa, participaram na manhã da última terça-feira (4), do lançamento da Campanha “O Preconceito esconde o Potencial”, de autoria do Cunhã Coletivo Feminista e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O objetivo é combater o preconceito e a discriminação das mulheres no mercado de trabalho. “Raça, orientação sexual, classe social ou idade podem ser utilizadas para discriminar as mulheres no exercício de suas profissões. Toda mulher tem o direito de escolher a profissão que quiser e ter as mesmas condições no acesso ao mercado de trabalho”, afirma a Campanha idealizada pela agência de publicidade e propaganda Bairro Novo.
Nesta linha, Cunhã e Ministério Público do Trabalho se uniram para questionar os estereótipos em relação às mulheres no mercado de trabalho, que resultaram na Campanha “O Preconceito esconde o Potencial”, que passará a ser veiculada em TV e Mídia Impressa a partir de 10 de novembro.
A assessora jurídica da Fetag, Geane da Costa, considerou de suma importância a Campanha, haja vista que o preconceito é geral, sobretudo no meio rural. “São vários estereótipos, e a mulher do campo, que na sua grande maioria é pobre e negra, soma todos os elementos, que no contexto histórico, reforçam ainda mais essa rejeição. Muitas delas, não são sequer consideradas trabalhadoras rurais. São vistas apenas como uma pessoa do lar que auxilia seu companheiro, quando na maioria das vezes, são elas que mantém o sustento da família, através do cultivo agrícola”.
Segundo Geane, o preconceito é tanto, que chega até mesmo as esferas federais. “Quando vão recorrer aos benefícios voltados para a população rural, a exemplo do crédito rural ou benefícios previdenciários, as mulheres sempre encontram mais dificuldades O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), por suas secretarias de Mulheres, traz à tona essa discussão, através de diversas ações, como a Marcha das Margaridas, buscando garantir os direitos e o respeito à todas as mulheres, especialmente as trabalhadoras rurais”, finalizou a assessora.
O lançamento aconteceu durante um café da manhã, no Restaurante Mangai, e contou com a presença de autoridades, representantes de Ong’s, e da imprensa local. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Henriques