A Fetag/PB iniciou hoje (29) o primeiro módulo da Escola de Formação da Paraíba (Efor/PB), que acontece até sexta-feira (1°), no auditório da entidade, localizada na rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe. Cerca de trinta pessoas participam da primeira turma.
A Efor/PB tem como objetivo proporcionar às lideranças do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) uma reflexão sobre o real papel do movimento sindical na conjuntura atual, revendo algumas estratégias que de fato viabilizem o desenvolvimento sustentável e solidário do campo.
Segundo a coordenadora da equipe pedagógica, Cleide Araújo, podem participar do curso egressos dos programas Jovem Saber, Educação do Campo, Projeto Dom Helder, lideranças e assessores sindicais.
Cleide foi uma das alunas da Escola Nacional de Formação (Enfoc). Ela espera que durante os encontros, os alunos passem pelo despertar que ela diz ter experimentado.
"Tive a oportunidade de conhecer a verdadeira identidade do nosso movimento sindical e perceber sua importância como um todo. Pude também comparar as lutas e conquistas e fui buscar a história do sindicato do qual presido e que ainda não conhecia. Com certeza, todos que participarem desta escola passarão a ter outra visão do movimento, como nós tivemos".
A Efor/PB é a etapa estadual da Enfoc, iniciada pela Contag em 2006, como uma demanda do seu 9º Congresso Nacional, que mostrava a necessidade de uma estratégia de formação continuada e permanente de dirigentes, assessores(as) e lideranças do MSTTR, com destaque para jovens e mulheres.
Fazem parte da equipe pedagógica da escola os sindicalistas Cleide Araújo, José Agnaldo da Silva, Vânia Victor, Maria José Oliveira e Maria Olivan.