A 2ª mesa de negociação da Convenção Coletiva 2008 dos canavieiros na Paraíba acontece na próxima terça-feira (9). A rodada começa às 10h no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB). Na pauta de reivindicações, os agricultores pedem piso salarial de R$ 480,00, doação de cestas básicas e a manutenção da tabela de tarefas negociada em 2007.
A manutenção da data-base da categoria no dia 1° de setembro foi acordada na 1ª mesa, realizada dia 28 de agosto. É nesse período que a maior parte das usinas do setor sucroalcooleiro do estado inicia a moagem da cana-de-açúcar.
O secretário de Assalariados da Fetag-PB, João Antonio Alves (João Lau), explica que a federação quer assegurar o direito dos trabalhadores e a execução do que for acordado. "Verificamos diariamente se a Convenção está sendo, de fato, cumprida. Quando os trabalhadores fazem reclamações, vamos até a empresa e, na maioria das vezes, o problema é prontamente resolvido. Se não houver entendimento, encaminhamos o caso para a DRT", concluiu João Lau.
Safra 2008 - Segundo o presidente da Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do estado (Asplan), Raimundo Nonato, este ano a safra pode alcançar quase 6,2 milhões de toneladas. "A produção colhida em 115 mil hectares da área litorânea é um pouco superior à observada no ano passado, que foi em torno de 5,6 milhões de toneladas".
A Paraíba é o terceiro estado em produção de cana-de-açúcar na Região Nordeste. Aproximadamente 35 mil canavieiros devem trabalhar nesta safra, que se encerrará em janeiro de 2009. O setor sucroalcooleiro paraibano conta com nove usinas - uma produz açúcar (Agroval); duas produzem álcool e açúcar (Monte Alegre e São João) e seis produzem álcool (Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel). FONTE: Fetag-PB