Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARAÍBA
Fetag-PB e Sindicatos inscrevem trabalhadores para seleção em cursos técnicos de Colégio Agrícola
WhatsApp

13 de Outubro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
paraíba

Prazo vai até 25 de outubro para candidatos aos cursos de Agropecuária e Agroindústria e até 31 de janeiro, para os de Aqüicultura. Inscritos através dos Sindicatos tem 50% de desconto na inscrição do processo seletivo. Os cursos são totalmente gratuitos, assim como a estadia, alimentação e o material didático. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), através de seus 207 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’s) filiados, inscreve até o dia 25 de outubro, trabalhadores e trabalhadoras rurais para o processo seletivo 2012 dos Cursos Técnicos oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN). Após esta data, os candidatos só poderão se inscrever diretamente na sede do CAVN, localizado no município de Bananeiras, até o dia 31 de outubro.

Para o curso de Aqüicultura o prazo para as inscrições será estendido até o dia 31 de janeiro. Os formulários para inscrição podem ser adquiridos através do sítio da Fetag-PB na internet, no www.fetagpb.org.br. Após o preenchimento, os candidatos deverão anexar cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento, Cédula de Identidade, Histórico Escolar, e duas fotografias 3x4, e levar ao STTR do seu município onde pagarão sua inscrição com 50% de desconto. Os cursos são totalmente gratuitos, assim como a estadia, alimentação e o material didático.

O presidente da Fetag-PB, Liberalino Ferreira de Lucena, explica que a parceria que acontece há vários anos entre a Fetag-PB e a UFPB, tem como objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras rurais à formação profissional, buscando a inclusão social e o resgate da cidadania desse público. “Essa iniciativa não se limita a garantir o acesso ao mercado de trabalho. Ela possibilita à população do campo uma melhoria no nível habilidade técnica, associada com o saber popular dos trabalhadores rurais, numa perspectiva de geração de renda extraída de suas próprias terras”.

Para os cursos de Agropecuária e Agroindústria na modalidade Subsequente, o exame de seleção será realizado no dia 3 de dezembro (sábado), com início às 8h, no Pavilhão de Aulas do CAVN, e constará de uma prova escrita conjunta de Português e Matemática, no nível do Ensino Médio e de uma entrevista.

Os interessados nos cursos de Agropecuária e Agroindústria, na modalidade Integrado e Proeja, farão o exame no dia 4 de dezembro (domingo), das 9h às 12h, no Pavilhão de Aulas. Eles testarão seus conhecimentos através de provas escritas de Português, Matemática e Ciências, no nível do Ensino Fundamental. Já para o curso de Aquicultura (Subsequente), o exame será realizado apenas no dia 16 de fevereiro de 2012 (quinta-feira), a partir das 8h, no Pavilhão de Aulas, e constará de uma prova escrita conjunta de Português e Matemática, no nível do Ensino Médio e de uma entrevista.

O resultado do processo seletivo para os cursos de Agropecuária e Agroindústria e para o Regime de Internato acontecerá no dia 9 de dezembro, e para o curso de Aquicultura acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2012, através da imprensa e do sítio www.cavn.ufpb.br. A matrícula dos candidatos aprovados nos cursos de Agropecuária e Agroindústria acontecerá de 1º a 8 de fevereiro de 2012, para os classificados no curso de Aquicultura a matrícula será realizada no dia 27 de fevereiro de 2012, na sede da escola em Bananeiras.

Estão sendo oferecidas 315 vagas distribuídas entre os cursos de Agropecuária, Agroindústria e Aqüicultura, que são oferecidos pelo CAVN em três modalidades: Proeja, para os candidatos fora da faixa etária escolar, acima de 18 anos, com o ensino fundamental; em Regime Normal, para as pessoas em idade escolar que concluíram o ensino fundamental e farão o médio técnico e o Pós Médio (Subseqüente), para os que concluíram o ensino médio e independente da idade querem se profissionalizar.

Os profissionais formados pelo CAVN/UFPB poderão trabalhar em empresas públicas ou privadas, montar seu próprio negócio ou prestar consultoria técnica, procurando desenvolver o setor e garantindo a preservação ambiental.

Especificação dos Cursos: Técnico em Agropecuária - será capaz de desempenhar atividades ligadas à agricultura, pecuária, agroecologia e administração rural nas áreas de culturas anuais, perenes, fruticultura, controle fitossanitário, produção de mudas, topografia e irrigação.

Técnico em Agroindústria - se habilita para atuar no beneficiamento, armazenamento, processamento e controle de qualidade de matérias-primas e/ou produtos agroindustriais.

Técnico em Aquicultura - pode atuar no cultivo, como gestão e/ou assistência técnica de empresas publicas e particulares na área de aquicultura (peixes, camarões e rãs) nos segmentos da larvicultura, engorda, fábricas de rações, abatedouros e empresas de processamento de pescado. FONTE: Comunicação da Fetag-PB



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico