Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARAÍBA
Fetag-PB e MPT lançam campanha para o enfrentamento ao trabalho escravo em todo o país
WhatsApp

26 de Setembro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
paraíba

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) – 13ª Região lançam, no dia 30 de setembro, a “Campanha Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo”. A solenidade acontecerá às 9h, no auditório da Fetag-PB, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe, em João Pessoa, e contará com a presença de representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), autoridades e a imprensa local. Também estará presente, osecretário de Assalariados(as) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Elias D’Ângelo Borges.

O objetivo é mostrar a gravidade do problema que subsiste desde o Brasil Colônia, mudando apenas o formato. O foco centraliza-se na necessidade de enrijecimento da legislação para punir, eficazmente, o trabalho escravo/aliciamento, fortalecendo conceitos e características do tipo penal: “redução à condição análoga à de escravo (art. 149 CP), diante das perspectivas legislativas no sentido de flexibilizar o conceito de “escravidão moderna” para que os exploradores não sofram as punições legais, tornando inefetivas as tentativas de erradicação dessa mazela.

Para o Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, que idealizou a campanha, "não poderia existir momento mais adequado para refletir a problemática do trabalho forçado no Brasil, haja vista que, além do pleito eleitoral onde qualquer discussão envolvendo direitos humanos é sempre válida, o conceito de trabalho análogo a escravo será brevemente rediscutido no Congresso Nacional. Assim, a campanha vem como elemento para fortalecer a conscientização do povo brasileiro e o convocá-lo para lutar contra essa terrível chaga que mancha a bandeira da pátria".

Segundo o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, o convite para essa parceria foi motivo de satisfação para a entidade. “Acredito no reconhecimento de um trabalho realizado diariamente pela Fetag no campo. O intuito é ampliarmos o que já vem sendo feito pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), MPT, Polícia Rodoviária Federal, para que juntos possamos articular melhor esse trabalho, contando com o apoio de toda a sociedade. Não podemos aceitar que pessoas do nosso Estado, ou de qualquer outro, continuem a ser aliciadas para trabalharem como escravos. Durante o lançamento da Campanha, contaremos com a presença das lideranças sindicais da Paraíba e várias autoridades, e acredito que todos assumirão esse compromisso, de mãos dadas, para erradicar de uma vez por todas esse mal que assola a sociedade”, destacou Liberalino.

A Campanha, criada pela agência de publicidade May Day, iniciará com um filme de 30 segundos, que será divulgado em rede nacional e incluirá ainda a criação de um site para a internet e cartazes, que serão distribuídos principalmente para os Sindicatos e PRTs de todo o país.

Números - O Brasil tem cerca de 200 mil pessoas em situação de trabalho escravo. O número é do Índice de Escravidão Global, divulgado pela Organização Não-Governamental (Ong) Walk Free Foundation. Em sua primeira edição, a pesquisa coloca o Brasil em 94º lugar no ranking dos países com maior registro de trabalho escravo.

Desde 1995, quando o governo federal criou o sistema público de combate a esse crime, mais de 45 mil pessoas foram libertadas do trabalho escravo no Brasil. No mundo, a estimativa da OIT é que sejam, pelo menos, 20 milhões de escravos. Não há estimativa confiável do número de escravos no país. Na zona rural, as principais vítimas são homens, entre 18 e 44 anos. Na zona urbana, há também uma grande quantidade de sul-americanos, principalmente bolivianos. Nos bordéis, há mais mulheres e crianças nessas condições. Dada a grande quantidade de escravos analfabetos, verifica-se que trabalho escravo também é filho do trabalho infantil.

O Maranhão é o principal fornecedor de escravos e o Pará é o principal utilizador. As atividades econômicas em que trabalho escravo mais tem sido encontrado na zona rural são: pecuária bovina, desmatamento, produção de carvão para siderurgia, produção de cana-de-açúcar, de grãos, de algodão, de erva-mate, de pinus. Também há importante incidência em oficinas de costura e em canteiros de obras nas cidades. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Henriques



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico