Capacitar as lideranças do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) sobre o uso do sistema da Declaração de Aptidão Eletrônica (DAP) e orientar sobre as linhas gerais de crédito do Pronaf são algumas das principais metas da Fetag-PB para o primeiro trimestre deste ano.
O presidente da Federação, Liberalino Ferreira de Lucena, explica que a proposta é dar continuidade ao curso realizado no mês de dezembro do ano passado, que contou com a presença de cerca de 40 lideranças, no Centro de Treinamentos da entidade. "Pretendemos realizar ainda neste mês de janeiro mais dois cursos, com duração de dois dias cada. O primeiro começa no dia 28 e o outro no dia 30, com duas turmas diferentes".
Ele acrescentou que o processo facilita o controle e agiliza a emissão de DAPs. "O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) diponibiliza, em sua página na internet, o formulário eletrônico para preenchimento online. Todos os STTRs que tiverem acesso à internet banda larga (rádio, velox, cabo, etc) estão aptos a essa emissão", concluiu Liberalino.
A DAP é o principal documento que qualifica a condição de trabalhador rural, habilitando o agricultor às diversas linhas de crédito que são ofertadas pelo Pronaf e o programa Garantia Safra.