Orientar os dirigentes e assessores do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras (STTR) de Mamanguape, quanto a realização e mobilização dos agricultores familiares para o Cadastramento Ambiental Rural (CAR). Com este objetivo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) promoveu, no último dia 12, uma Capacitação na sede do próprio Sindicato, em Mamanguape.
O encontro teve como facilitador o assessor técnico da Fetag-PB, Ivanildo Pereira Dantas, e contou com a presença de cerca de 20 pessoas. Como proposta da Capacitação, dada a importância do assunto, ficou acertada a realização de um encontro municipal sobre as ações e o cadastramento do CAR, em data ainda a ser marcada.
Visita de Campo - No período da tarde, o assessor, Ivanildo Dantas, e o presidente do STTR, José João, fizeram uma visita de campo à Fazenda Santa Inês, onde puderam verificar in-loco, uma propriedade com suas áreas de APP e ambientais bem definidas. A fazenda também apresenta vários recursos hídricos como nascentes, riachos, córregos, açudes e barreiros.
“Apesar de ter como principal atividade o cultivo da cana-de-açúcar, a propriedade é um modelo de conservação do solo e segue rigorosamente o que determina a Lei 12.651/12 e 12.727/12, que regulamenta o novo Código Florestal e dá providências ao Cadastramento Ambiental Rural. Lá podemos ver várias reservas florestais feitas a partir do Sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia), espécie muito encontrada na caatinga úmida, florestas de eucaliptos, matas típicas da Mata Atlântica e vários plantios de fruteiras”, afirmou Ivanildo Dantas. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Henriques