Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARAÍBA
FETAG-PB auxilia trabalhadores rurais para aquisição da Fazenda Serrote da Imbiguda pelo Crédito Fundiário
WhatsApp

12 de Agosto de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
paraíba

Representantes das 72 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais, que há mais de 20 anos vivem e trabalham na Fazenda Serrote da Imbiguda, localizada no município de Casserenge, estiveram na última segunda-feira (11), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em João Pessoa, onde participaram de reunião para aquisição definitiva da propriedade pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O encontro que teve a intermediação da Fetag-PB, através de seu presidente Liberalino Lucena, contou com a participação do coordenador do PNCF junto ao Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), Pereira; do superintendente do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cleofas Caju; e do proprietário da Fazenda, Leonardo Jardelino.

Na oportunidade, o representante do Interpa, Pereira, explicou que solucionado o conflito de invasão da terra com o auto de reintegração de posse emitido pelo Poder Judiciário, o processo de compra da Fazenda Serrote da Imbiguda pelo PNCF, seria naturalmente retomado. “Só teremos que atualizar alguns documentos, como a declaração de elegibilidade, que é fornecida pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cassarenge, para concluirmos o processo e autorizarmos a aquisição pelo Banco”, afirmou Pereira.

Já o superintendente do Incra, Cleofas Caju, se comprometeu em fornecer a declaração de que o imóvel foi dado como produtivo na avaliação feita anteriormente, e que o Instituto não tem processo aberto de obtenção das terras em questão.

O presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, se disse satisfeito com o resultado da reunião. “Essa é uma das funções da entidade, que busca melhores condições de vida para os trabalhadores e trabalhadoras rurais paraibanos. Esperamos que todas as partes cumpram, realmente, com o que se comprometeram e que, enfim, essas famílias possam ter paz e produzir num local com o qual se identificam e tem suas raízes”, concluiu.

Serrote da Imbiguda – Desde 2008, 72 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem e trabalham há mais de 20 anos na propriedade rural e do entorno, localizada no município de Casserenge, Paraíba, lutam para adquirir as terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

“São muitos anos que a gente vem batalhando pela nossa terra. Somos agricultores desde crianças e estamos batalhando pelo nosso chão. Ainda estamos prejudicados sem poder trabalhar na nossa terra, nem passar perto a gente podia mais. Estamos muito felizes por estar aqui hoje e poder levar novos sonhos para casa, para nossas famílias. Que os nossos filhos não vão embora para São Paulo e outras cidades a procura de trabalho. Nosso sonho é criá-los aqui, filhos e netos vivendo da agricultura”, declarou Maria Oliete Cordeiro, presidente da Associação Bento Jardelino, que representa as famílias.

O imóvel, de propriedade de Leonardo Jardelino Costa, tem 1.157 hectares, e foi invadido por duas vezes pelo Movimento dos Sem Terra (MST). Reintegrada a posse ao proprietário, a Fazenda deverá ser adquirida por R$ 2.198,300,00 (Dois milhões, cento e noventa e oito mil, e trezentos reais). O projeto foi aprovado pela Câmara Técnica Fundiária e pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), em 2013. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Henriques



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico