O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira de Lucena, comanda painel no Workshop da Região Nordeste - "Construção de modelo de atuação para o Banco do Brasil, com foco na difusão de técnicas de produção e gestão para a agricultura familiar". O evento acontece nesta quarta-feira (29), no hotel Beach Class Suítes, em Recife.
Liberalino de Lucena fala sobre as necessidades da agricultura familiar em relação a técnicas de produção e gestão na Região Nordeste. Será abordado o acesso a novas técnicas para melhorar a produção, as dificuldades encontradas pelos produtores e como manter a propriedade em conformidade com as normas ambientais.
O presidente da Fetag explica ainda que a produção e a gestão não estão isoladas. "Essas duas questões fazem parte da cadeia produtiva e precisam estar em harmonia. Isso viabilizará, de fato, o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar".
Segundo o superintendente estadual de Varejo do Banco do Brasil, Elói Medeiros Júnior, o objetivo do encontro é conhecer e discutir as necessidades da agricultura familiar. "Instituições de pesquisa e de assistência técnica participam do evento para que ocorra o entendimento amplo do processo de produção."
A intenção do Banco do Brasil é construir um modelo de atuação que contemple a difusão de técnicas de produção e de gestão para a agricultura familiar. "Este modelo deve ser construído de forma participativa a fim de atender às peculiaridades regionais da agricultura familiar. Para isso, realizaremos seis encontros regionais e um nacional para integrar as áreas pertinentes, eqüalizar os conhecimentos e buscar insumos para estruturação do modelo". FONTE: Fetag/PB