A criação de um setor de comunicação social é um dos planos da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Mato Grosso (Fetag-MT). Em junho, a federação produziu um jornal. Outras ações para melhorar a comunicação já estão em andamento.
Tudo começou depois da participação de alguns membros da federação no Seminário de Comunicação da Contag, que aconteceu em abril deste ano. Desde então, a Secretaria de Organização e Formação Sindical da Fetag-MT é a responsável pelo setor de comunicação da entidade, que, além do jornal mensal, pretende criar um site e criar uma rádio comunitária. A federação iniciou pesquisa para mapear as rádios comunitárias do estado.
O secretário de Organização e Formação Sindical da federação, Naildo dos Santos, explica que a comunicação é uma ferramenta de trabalho essencial em todas as federações. "A comunicação é uma ferramenta de luta, de divulgação dos trabalhos e atividades. Acho que todos nós do movimento sindical temos que estar empenhados em criar uma rede de comunicação, e desenvolver equipes dentro das federações e dos sindicatos", explicou.
A Fetag-MT pode ser beneficiada pela extensão do prazo para habilitação de rádios comunitárias. O Ministério das Comunicações informou que os interessados têm até dia 19 de agosto para se inscreverem. A documentação necessária está listada no site www.mc.gov.br.
Fonte: Emmanuelle Nunes