Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARAÍBA
Fetag leva mais de 5 mil Trabalhadores Rurais às ruas para o Grito da Terra Paraíba
WhatsApp

31 de Julho de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
paraíba

Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o Estado foram às ruas da capital paraibana, no seu dia (25 de julho), apresentar para a sociedade e cobrar do Poder Público respostas para os principais problemas enfrentados pela população do Campo. Governador Ricardo Coutinho entregou à comissão encabeçada pelo presidente da Fetag, Liberalino Lucena, e da Contag, Alberto Broch, documento onde responde os 84 pontos da pauta de reivindicações direcionada ao Governo do Estado.

Mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais paraibanos atenderam ao chamado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e foram às ruas da capital para o Grito da Terra Paraíba, no dia em que se comemora o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural no Estado (25 de julho). O objetivo foi apresentar para a sociedade e cobrar do Poder Público respostas para os principais problemas enfrentados pela população do Campo.

Ao receber a comissão encabeçada pelo presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, o Governador Ricardo Coutinho entregou documento onde responde os 84 pontos da pauta de reivindicações direcionada ao Governo do Estado.

A pauta completa do Grito da Terra Paraíba contém 111 reivindicações apresentadas às secretarias e órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal. O documento foi entregue às autoridades responsáveis antecipadamente, como acontece no Grito da Terra Brasil. Dentre as principais reivindicações dos agricultores estão a articulação do Estado e dos parlamentares para que o Governo Federal dê continuidade às obras de transposição do Rio São Francisco, a ampliação da assistência técnica aos agricultores e às ações de convivência com a seca como barragens, cisternas, sistemas de abastecimento de água e investimentos no campo.

Para o governador Ricardo Coutinho, essa foi uma reunião produtiva que deu continuidade ao processo de diálogo com os trabalhadores rurais, ouvindo suas demandas e relatando as ações do Governo do Estado no sentido de resolvê-las.

Ricardo destacou que, mesmo diante de uma forte seca, o Governo do Estado adotou programas importantes para a agricultura como a Tarifa Verde, que diminui os custos do agricultor familiar irrigante, na qual estão sendo investidos R$ 3,3 milhões para beneficiar 4 mil propriedades rurais. “Também foram construídas cisternas e poços, distribuídas 59 mil toneladas de ração animal gratuita e subsidiada aos agricultores, entregues 323 ônibus do Programa Caminho da Escola e distribuídas, por meio do Cooperar, centenas de máquinas retroescavadeiras para comunidades rurais”, acrescentou.

O presidente da Fetag, Liberalino Lucena, também avaliou positivamente o encontro. “Recebemos as respostas do governador para nossas reivindicações. Vamos analisá-las para saber o que avançou, o que não avançou e o que precisa avançar mais. Reconhecemos os investimentos do Cooperar e outras ações emergencias desenvolvidas pelo Governo do Estado, mas necessitamos de mais investimentos diante de demandas históricas”.

O presidente da Contag, Alberto Broch, falou da importância dos agricultores para o desenvolvimento do Brasil. “Hoje é o nosso dia, por isso estamos nas ruas, pois é preciso que a sociedade saiba que se os agricultores não plantam, o povo não janta. É preciso que valorizem a agricultura familiar, o homem e a mulher do campo, que mesmo numa das maiores secas dos últimos anos, não desanima, não deixam de trabalhar e superar as adversidades”, disse.

Luta para continuar vivo - Liberalino lembrou que a situação rural é dificílima e que a luta do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, que são os responsáveis por 80% da produção de gêneros alimentícios de primeira necessidade no Brasil, é para continuarem vivos e serem respeitados .

“São problemas sérios na área da saúde, a falta de segurança, a questão da seca, e a educação. A falta de respeito com os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é tanta que até hoje vemos seus filhos serem transportados em cima de caminhões para poderem estudar, colocando sua vida em risco. As dificuldades existem e vão continuar existindo, mas dramas, como o da seca, por exemplo, só persistem porque faltam ações de nossos governantes. O que estamos cobrando é a execução de políticas públicas que de fato venham melhorar a qualidade de vida do Campo”, afirmou o presidente.

STTRs Mobilizados – Cerca de 180 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) se mobilizaram e trouxeram suas caravanas para participar do primeiro Grito da Terra Paraíba.

“Nos dias que antecederam o evento, visitamos quase todos os Sindicatos filiados, de todas as regiões do Estado, convidando-os para participar desse momento histórico para a nossa categoria e logo percebi que a receptividade ao movimento havia sido grande. Não é fácil mobilizar mais de 5 mil pessoas para uma manifestação, quanto mais trazê-las do interior do estado. Muitos passaram a noite inteira viajando, na esperança de verem algo melhorar no Campo”, explicou o presidente da Fetag, Liberalino Lucena.

Os agricultores de Água Branca levaram uma faixa pedindo ao Governo do Estado uma adutora para a comunidade Riacho do Meio. Eles saíram do município, localizado a cerca de 400 quilômetros da capital, ainda na quarta-feira, dia 24, por volta das 16h. A caravana de Água Branca ficou alojada na sede da própria Fetag e no dia do evento, além de participar da mobilização puderam conhecer as dependências da sede da Federação e da Casa de Apoio.

Sessão Especial - Durante o evento também foram celebrados os 50 anos da Fetag-PB e da Contag, através de uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Francisco de Assis Quintans.

Na oportunidade, o presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo, recebeu a pauta de reivindicações e parabenizou os agricultores pelo seu dia e a Fetag pela luta em defesa dos interesses da categoria. Ele também se comprometeu em dar encaminhamento ao documento e fazer as cobranças devidas às autoridades competentes.

“Liberalino está de parabéns pela Fetag confeccionar este documento e chamar a responsabilidade dos deputados, eleitos para representar os agricultores. Fiquem certos, que agora vamos fazer os encaminhamentos necessários e também as cobranças devidas, pois as reivindicações são justas e esta Casa está sempre de portas abertas para todos vocês”, assegurou.

O deputado Assis Quintans também se comprometeu em defender as reivindicações dos trabalhadores rurais junto ao poder público. “Estamos cobrando soluções para os problemas que o homem do campo, que tem um papel de extrema importância para a Paraíba, enfrenta no estado. É preciso que se saiba que 70% do que vai para mesa do brasileiro vem da agricultura familiar, por isso não podemos ficar de braços cruzados, esta Casa está imanada com todos vocês, nesta causa que é tão justa”, declarou.

Inauguração - No mesmo dia, aconteceu ainda a inauguração da ampliação da sede da Fetag, finalizando com um almoço de confraternização ao som de forró pé de serra.

Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, em recursos próprios, o novo anexo tem 7 novas suítes, com capacidade para 6 camas cada; um mini-auditório para 80 pessoas; elevador; recepção; e estacionamento interno para 20 veículos. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Henriques



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico