Começou na última quarta-feira (6), pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de Cajazeiras, a primeira de uma série de 15 Capacitações que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizará com os Sindicatos de todo o Estado. O objetivo é orientá-los quanto ao Sistema de Arrecadação Financeira do Movimento Sindical, bem como esclarecer dúvidas quanto a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A primeira Capacitação foi destinada aos Sindicatos que integram o Território do Alto Sertão: Bernardino Batista, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, Santarém, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna. Durante esta semana, ainda serão realizadas mais dois Cursos, na quinta-feira (7), no Sindicato de Itaporanga, para os STTRs do Território do Vale do Piancó; e na sexta-feira (8), no Sindicato de Sousa, para o Território do Vale do Piranhas.
O secretário de Políticas Sociais da Fetag-PB, Rosivaldo Fernandes, explica que as Capacitações serão realizadas, obedecendo a divisão dos Territórios da Cidadania. “Ao todo, temos 15 Territórios e Pré-Territórios, com uma média de 15 Sindicatos cada. Nossa expectativa é atingir os 214 STTRs filiados a Fetag e capacitar cerca 450 lideranças, já que participarão pelo menos 2 membros por Sindicato. As capacitações serão feitas nos STTRs pólos da região para facilitar a participação de todos e tem carga horária é de 6h”.
Sobre o CAR - Uma exigência do novo Código Florestal (Leis 12.651/12 e 12.727/12), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização das propriedades e posses rurais quanto à questão ambiental, ou seja: identificar a área, estabelecer as Áreas de Proteção Permanente (APPs), e Reservas Legais. As regras para a marcação destas áreas são diferenciadas para a agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, quilombos, áreas indígenas, etc.
O CAR é um cadastro eletrônico que conterá dados básicos das propriedades rurais, que tem até maio de 2015 para se cadastrar. Ele é obrigatório e os dados informados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário. Quem não inscrever sua propriedade no CAR, não poderá ter acesso a crédito rural e licença ambiental e pode ser multado. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-PB - Neudja Henriques