A Fetag Bahia realizou entre os dias 13 e 15 de fevereiro, em Salvador, o planejamento estratégico para o ano de 2008. O objetivo do encontro foi traçar metas para dar continuidade ao processo de desenvolvimento de cada secretaria da entidade e também discutir a atual conjuntura política nacional e estadual e debater políticas públicas para o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais. O planejamento reuniu diretores, assessores, funcionários e coordenadores das 16 delegacias e pólos sindicais espalhadas pelo interior do Estado e da federação.
Marcaram presença na abertura do encontro lideranças políticas e representantes de instituições parceiras da Fetag, como o Banco do Nordeste, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Estado da Bahia - COOPAF e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG.
No primeiro dia de planejamento o Banco do Nordeste reafirmou a parceria e o compromisso com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
O Secretário de Finanças da Federação e deputado estadual Edson Pimenta, fez uma análise da política na Bahia e do seu crescimento econômico, principalmente no setor agrícola, e falou sobre o cultivo de oleaginosas para a produção de energias renováveis como o etanol e o biodiesel, da inclusão social dos pequenos produtores, eficiência da assistência técnica no campo e da importância da realização de um planejamento anual para a entidade.
O planejamento também teve o objetivo de organizar o Grito da Terra Bahia 2008, atividade promovida pela Fetag em parceria com mais de 400 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de diversos municípios. O evento, que reúne milhares de pessoas, será realizado em Salvador no primeiro semestre deste ano.
Ainda foi debatido no encontro a atuação da central sindical CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na qual a Fetag acaba de ingressar. Everaldo Augusto, vereador de Salvador e membro da direção plena da central, esteve presente no planejamento e falou da importância da Fetag no Estado e parabenizou a entidade pela sua atuação e compromisso com o homem e a mulher do campo.
Os diretores e assessores também participaram de grupos de trabalhos, plenárias e palestras sobre motivação e gestão de recursos humanos, além de apresentaram novas propostas de ações para 2008. FONTE: Simone Carvalho - Assessora de Imprensa - Fetag/BA