Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
5º CONGRESSO FETAG-AL
FETAG Alagoas reúne mais de 200 delegados(as) em Congresso para fortalecer a organização sindical da agricultura familiar
WhatsApp

10 de Janeiro de 2018


Arquivo FETAG-AL
TEMAS RELACIONADOS:
5º congresso fetag-al



A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL) deu início na noite de ontem (09), no Estádio Rei Pelé, ao 5º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR/AL), com o tema “Fortalecendo a Organização Sindical, em Defesa da Agricultura Familiar”.

O evento, que reúne mais de 208 delegados e delegadas, apresenta nesta semana uma série de discussões voltadas para a agricultura familiar e o fortalecimento da sua classe trabalhadora. Ainda ontem (09) foi realizada uma análise de conjuntura com a presença do deputado federal Paulão (PT-AL).



Na abertura do evento, dirigentes da CONTAG e da FETAG-AL, líderes sindicais, representantes da CUT, do governo e de diversas instituições parceiras destacaram as conquistas da Federação ao longo dos seus 54 anos de existência, manifestaram o desejo de contribuir para os avanços da categoria para os próximos anos, bem como lembraram com preocupação da atual conjuntura brasileira frente ao desmonte que está sendo promovido pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, prestigiou a solenidade de abertura do Congresso e parabenizou a FETAG-AL pelas conquistas obtidas nos seus 54 anos de atividades. Na oportunidade, Aristides parabenizou o atual presidente, Genivaldo Oliveira, e toda a Diretoria pela excelente atuação à frente da Federação e reafirmou o compromisso da CONTAG com o estado de Alagoas e desejou sucesso à nova Diretoria. “Valorizo bastante a unidade construída no estado de Alagoas que culminou no registro da chapa unitária para a eleição da nova Diretoria da FETAG-AL. E esse processo de unidade se estende na relação entre a FETAG-AL e a FETAR-AL (as duas federações que agora representam especificamente os agricultores e agricultoras familiares e os assalariados e assalariadas rurais), vendo as duas federações juntas no Congresso. É bem interessante!”, elogia Aristides.

O presidente da CONTAG também destacou durante a abertura os desafios a serem enfrentados pela nova gestão. “A nova Diretoria que será eleita nesta semana terá uma conjuntura adversa pela frente, tanto pelo ponto de vista político quanto para enfrentar as contrarreformas defendidas pelo governo, como exemplo a da Previdência que querem colocar para votação ainda no início desse ano”, ressalta.



O presidente da FETAG-AL, Genivaldo Oliveira, ressaltou as principais conquistas da Federação em defesa da categoria, agradeceu pela confiança a ele atribuída nesses últimos oito anos à frente da Presidência e pediu o empenho de todos e todas para o próximo período.

Nesta quarta-feira, foram iniciados os debates dos temas gerais. A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que é do estado de Alagoas e compõe a atual gestão da FETAG-AL, destaca a importância de o MSTTR de Alagoas aprofundar, neste Congresso, as temáticas de interesse da categoria e propor iniciativas que venha a fortalecer o movimento sindical. “A gente percebe que não há tanta divergência. O sentimento desse congresso é, realmente, de muita unidade, solidariedade. Há um sentimento forte das nossas bases de defender um projeto político de enfrentamento à atual conjuntura, defendendo a agricultura familiar, com a importância do protagonismo dos sujeitos”, avalia a dirigente. Hoje (10), no Plenário Geral, foi aprovada pelos delegados e delegadas a resolução do conceito do trabalho infantil na agricultura familiar. “Esse debate vem sendo aprofundado junto ao nosso Coletivo Nacional de Políticas Sociais e apresentamos a proposta aqui no Congresso e foi aprovada”, comemora a dirigente da CONTAG.



Edjane Rodrigues completa que, nesta quinta-feira (11), um dos grandes momentos do Congresso será a votação da implementação da paridade de gênero nas instâncias do MSTTR de Alagoas. “A reafirmação da implementação da paridade será um marco histórico nesse congresso e a nossa grande tarefa será a de transformar a paridade em uma realidade nos nossos sindicatos. E vemos muito forte o fortalecimento do apoio da nossa base ao nome do companheiro Genivaldo Oliveira para ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições”, informa Edjane.

O 5º CETTR da FETAG-AL se prolongará até a próxima sexta-feira dia 11, finalizando com a eleição da nova Diretoria da Federação para os próximos quatro anos. FONTE: Assessoria de Comunicação e Regional Nordeste da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico