A Fetaesp, a Contag e a Brasil Ecodiesel lançam dia 7 de maio, em Presidente Prudente (SP), o maior projeto de produção de biodiesel para o estado de São Paulo. A parceria vai possibilitar o desenvolvimento de projetos voltados à integração regional e inserção de trabalhadores e trabalhadoras rurais na cadeia produtiva do biodiesel. Na primeira etapa, serão beneficiados, em média, 200 famílias por município (aproximadamente mil famílias a cada cinco hectares).
Nessa parceria a Brasil Ecodiesel ficará responsável por fornecer as sementes de mamona e girassol (dependendo da região), assistência técnica permanente, transporte de grãos até as usinas e fornecimento de sementes de feijão (no caso do consórcio ser feito com a mamona).
Para preparar o trabalhador rural nessa nova atividade, a Fetaesp tem oferecido vários cursos para os cortadores de cana, agricultores familiares e assalariados rurais. A meta da federação é realizar até o final deste ano 400 cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). "A Fetasp está fazendo a sua parte na luta contra o desemprego na zona rural. Estamos inserindo o trabalhador rural paulista no programa do biodiesel", destacou o presidente da federação, Braz Albertini.
A Brasil Ecodiesel ocupa a liderança no mercado brasileiro de biodiesel, sendo responsável por aproximadamente 51% da produção nacional de biodiesel em 2006, segundo a ANP. Até o final de 2007 será a empresa responsável em todo o Brasil pelo fornecimento de 56% do volume total do produto, objeto dos leilões promovidos pela ANP até o momento.
Fonte: Assessoria de comunicação Fetaesp
Mais informações pelo telefone (011)3826-8900